Equipe brasileira de hipismo terá Rodrigo Pessoa, Doda e três estreantes em Londres

Do UOL, em São Paulo

  • Sergio Moraes/Reuters

    Rodrigo Pessoa em ação no Pan de Guadalajara; brasileiro será o porta-bandeira do país em Londres

    Rodrigo Pessoa em ação no Pan de Guadalajara; brasileiro será o porta-bandeira do país em Londres

A CBH (Confederação Brasileira de Hipismo) anunciou, no último domingo, a equipe que vai competir na disputa de saltos em Londres. Velhos conhecidos do público brasileiro, Rodrigo Pessoa e Álvaro Affonso de Miranda Neto, o Doda, terão a companhia de três estreantes em Jogos Olímpicos.

José Roberto Reynoso Fernandez, Luiz Francisco de Azevedo e Carlos Eduardo Mota Ribas completam o time de cinco atletas que tentarão a quarta medalha do Brasil na modalidade. Até hoje, o país foi bronze nas competições por equipes de Atlanta, em 1996, e Sydney, em 2000. Já Rodrigo Pessoa foi ouro em 2004 na disputa individual.

O principal cavaleiro do Brasil, aliás, era presença certa da equipe, da qual ele também é técnico. No último sábado, antes mesmo da confirmação feita pela CBH, Rodrigo Pessoa foi anunciado como porta-bandeira do país em Londres.

Doda, pelo seu retrospecto recente, também era nome certo na seleção. Melhor brasileiro no ranking da FEI (Federação Equestre Internacional), ele foi o terceiro colocado do Global Champions Tour, o principal circuito do hipismo, em 2011.

Já os demais integrantes são nomes novos na equipe brasileira em relação aos últimos anos, mesmo sendo bastante conhecidos dentro do hipismo. Luiz Francisco, o Chiquinho, é filho do medalhista olímpico Luiz Felipe de Azevedo. José Roberto é herdeiro de Alfinete, um dos pioneiros do esporte no país que chegou a ganhar medalhas pan-americanas.

Já Carlos Eduardo Mota Ribas, o Cacá, já é um veterano de 39 anos, bastante conhecido dentro do hipismo, mesmo nunca tendo ido aos Jogos. A seleção foi feita por uma comissão especial da CBH, formada por Luiz Roberto Giugni, presidente da entidade; Caio Carvalho, diretor de saltos; Jean-Maurice Bonneau, consultor técnico; Antônio Alegria, diretor técnico; e Luiz Rocco, secretário.

A definição de quem serão os quatro conjuntos titulares e quem ficará na reserva é de Rodrigo Pessoa, técnico do time. “A partir de hoje, os conjuntos cumprirão uma rotina de preparação que incluirá treinos específicos, acompanhamento veterinário, além de reuniões estimulando a convivência em grupo. Depois de muitas etapas de observação, chegamos com a melhor equipe possível para os Jogos”, disse Luiz Roberto Giugni, presidente da CBH. 

UOL Cursos Online

Todos os cursos