Suspeito de ser homem-bomba já foi preso cinco vezes no Parque Olímpico de Londres

Do UOL, em São Paulo

  • Dominic Lipinski/Reuters

    O Parque Olímpico de Londres, visto da varanda de um dos apartamentos da Vila Olímpica

    O Parque Olímpico de Londres, visto da varanda de um dos apartamentos da Vila Olímpica

A organização dos Jogos Olímpicos de Londres-2012 não esconde a preocupação com a segurança dos presentes ao grande evento. Neste domingo, a entidade local revelou que um dos principais focos de atenção é a presença de terroristas na capital britânica durante o evento. O motivo: um homem, suspeito de ser homem-bomba, já foi preso cinco vezes nas proximidades do Parque Olímpico.

De acordo com o diário inglês The Sun, o suspeito, que atende por “CF”, já é conhecido da polícia local. Tido como um possível terrorista em potencial, ele já foi preso e utiliza um sistema de monitoramento semelhante ao da tornozeleira eletrônica, famosa ao redor do mundo.

Além disso, ele tem ordens restritivas de locomoção (não pode ir a qualquer lugar), de diálogo (não pode falar com qualquer pessoa), e é proibido de utilizar computadores em público.

No entanto, ele quebrou as regras ao viajar cinco vezes para o bairro de Stratford, na região Leste de Londres. Monitorado pelo serviço de segurança local, ele foi flagrado quando esteve próximo do estádio Olímpico, do velódromo e dos centros aquáticos. Ao ser pego, o suspeito afirmou que havia tomado um trem para Stratford porque se dirigia para a estação da Caledônia, na região norte da capital do Reino Unido.

Sabe-se que “CF” tentou viajar para o Afeganistão em 2008 na tentativa de ingressar no “jihad training”, um campo de formação de terroristas. Ele foi processado no Reino Unido, mas fugiu para a Somália. Mesmo enquanto ausente, ele foi julgado e absolvido, sendo mandado de volta para a Inglaterra. Chefes de segurança britânicos acreditam que ele participou de campos terroristas enquanto esteve na Somália, e lutou ao lado de militantes islâmicos.

A justiça de Londres afirmou, através de seu porta-voz, que CF foi processado por cinco quebras de conduta e será julgado no próximo dia 27 de julho. Além dele, outras sete pessoas já foram presas sob suspeita de serem terroristas.

UOL Cursos Online

Todos os cursos