Ginóbili brilha e Brasil perde invencibilidade em preparação para os Jogos-12

Do UOL, em São Paulo

  • AFP PHOTO/Maxi FAILLA

    Com 33 pontos, Ginobili foi o cestinha da partida e teve participação decisiva na vitória argentina

    Com 33 pontos, Ginobili foi o cestinha da partida e teve participação decisiva na vitória argentina

A seleção brasileira masculina de basquete perdeu a invencibilidade em sua preparação para a disputa dos Jogos Olímpicos-2012. Nesta sexta-feira, a equipe oscilou muito contra  a Argentina e, jogando em Buenos Aires, foi derrotada por 80 a 74 na decisão do torneio Super Four. Os brasileiros reclamaram da arbitragem e das várias faltas marcadas contra a equipe.

Ginóbili foi o cestinha da partida com 33 pontos - ele ainda converteu 14 de 16 lances livres. Leandrinho foi o melhor pontuador brasileiro: 17. Antes de perder para os argentinos, o Brasil havia derrotado o Chile em seu primeiro jogo no torneio. Em São Carlos, em outra competição amistosa, a equipe havia superado Nova Zelândia, Nigéria e Grécia.

A expectativa para a partida contra a forte Argentina era de que Magnano escalasse Nenê como titular, mas o jogador não entrou em quadra. Com uma fascite plantar, ele foi poupado pelo treinador.

O Brasil abriu uma boa vantagem no primeiro quarto (18 a 10), mas aos poucos a Argentina reagiu. A arbitragem começou a irritar os brasileiros, que também passaram a errar com mais frequência. No segundo quarto, os jogadores do Brasil cometeram muitas falhas nos arremessos e permitiram a virada dos argentinos. Jansen acertou um arremesso de três e os donos da casa fizeram 32 a 29.

A seleção brasileira tentava, sem sucesso, apostar nos arremessos de três pontos. Com boa troca de passes, a Argentina se mostrava consistente em quadra e conseguia se manter à frente no placar, mas por pouco tempo. Os brasileiros começaram a acertar de longa distância e, com uma cesta de Guilherme Giovannoni, conseguiram virar: 40 a 39.

O terceiro quarto começou equilibrado, com as duas seleções se alternando na liderança. Um arremesso errado de Leandrinho, porém, permitiu à Argentina abrir uma vantagem de três pontos.

Na última parte do jogo, Marcelinho Huertas deixou os brasileiros novamente à frente (61 a 60), mas o jogo continuava aberto. Foi quando Ginóbili se mostrou decisivo, fez cinco pontos seguidos e teve participação fundamental para o triunfo dos donos da casa.

UOL Cursos Online

Todos os cursos