Técnico da seleção brasileira admite favoritismo da Espanha no futebol olímpico

Do UOL, em São Paulo

  • Julio Cesar Guimarães/UOL

    Mano Menezes anunciou a lista de 18 jogadores para a participação do Brasil na Olimpíada

    Mano Menezes anunciou a lista de 18 jogadores para a participação do Brasil na Olimpíada

Após o anúncio dos 18 jogadores que defenderão o Brasil na Olimpíada, o técnico Mano Menezes fez comentários sobre o que espera da disputa do futebol nos Jogos de Londres e admitiu que a campeã europeia Espanha é a grande adversária de sua seleção na disputa pelo ouro.

"Realmente, a Espanha é a grande favorita", afirmou Mano Menezes durante entrevista coletiva após o anúncio dos convocados para a Olimpíada, citando o título dos espanhóis no último torneio europeu sub-21.

"Existe um equilíbrio maior, mas existem seleções que fazem um trabalho específico para a Olimpíada, que é o caso do México e o caso da Espanha. A Espanha tem esse histórico de contar com uma equipe paralela à seleção principal. E ainda conta com a participação de jogadores que também jogaram a Euro", o treinador posteriormente, em entrevista ao Sportv.

A Espanha é cabeça-de-chave do grupo D e enfrenta Japão Honduras e Marrocos na primeira fase. E equipe contará nos Jogos de Londres com três jogadores que recentemente ajudaram o país a conquistar o bicampeonato da Eurocopa: o lateral Jordi Alba (Barcelona), além dos meias Juan Mata (Chelsea) e Javi Martínez (Athletic Bilbao).

A seleção olímpica da Espanha ainda conta o brasileiro naturalizado Thiago Alcântara (Barcelona), filho do tetracampeão Mazinho, e com o goleiro De Gea, do Manchester United.

Ao contrário do Brasil, a Espanha conta com um ouro olímpico em sua história. A equipe europeia ganhou o torneio em 1992, nos Jogos de Barcelona, em um time que contava com o então volante Pep Guardiola. 

A convocação de Mano Menezes nesta quinta-feira apresentou como as três exceções acima de 23 anos o zagueiro Thiago Silva, o lateral esquerdo Marcelo e o atacante Hulk.

O Brasil estreia no torneio olímpico do futebol diante do Egito no dia 26 de julho [um dia antes da abertura], em Cardiff, no País de Gales. Integrante do grupo B, a seleção de Mano Menezes ainda encara Nova Zelândia e Belarus na primeira fase dos Jogos de Londres.

CONFIRA A LISTA DE CONVOCADOS

GOLEIROS
Rafael (Santos)
Neto (Fiorentina-ITA)
LATERAIS
Alex Sandro (Porto)
Marcelo (R. Madrid-ESP)
Danilo (Porto-POR)
Rafael (Manchester United)
ZAGUEIROS
Bruno Uvini (São Paulo)
Juan (Inter de Milão-ITA)
Thiago Silva (Milan-ITA)
VOLANTES
Rômulo (Spartak)
Sandro (Tottenham)
MEIAS
Paulo Henrique Ganso (Santos)
Oscar (Internacional)
Lucas (São Paulo)
ATACANTES
Alexandre Pato (Milan-ITA)
Hulk (Porto-POR)
L. Damião (Internacional)
Neymar (Santos)

 

UOL Cursos Online

Todos os cursos