CBG não atende pedido final de Jade e anuncia pré-lista olímpica sem a ginasta

Do UOL, em São Paulo

  • EFE/Robin Utrecht

    CBG não aceitou a integração tardia, e Jade Barbosa está oficialmente fora de Londres-2012

    CBG não aceitou a integração tardia, e Jade Barbosa está oficialmente fora de Londres-2012

De nada adiantou o pedido público de Jade Barbosa para ser reintegrada à seleção brasileira de ginástica artística e poder disputar os Jogos de Londres. Nesta quarta-feira, a CBG (Confederação Brasileira de Ginástica) anunciou a pré-lista de convocadas, com as sete atletas que participarão da aclimatação na Europa, e Jade não está entre elas.

SASAKI FECHA TIME MASCULINO

Sergio Sasaki, do Flamengo, será o terceiro brasileiro da ginástica nos Jogos, ao lado de Diego Hypolito e Arthur Zanetti. A CBG considerou que ele está recuperado da lesão que o atrapalhou nos últimos meses e ocupará a vaga conquistada para o país no Pré-Olímpico do início do ano, em Londres.

Na tarde de terça-feira, a ginasta carioca convocou a imprensa e, chorando, pediu que a comissão técnica da seleção revisse a decisão de não a deixar se apresentar tardiamente ao grupo. Jade deveria ter se integrado na quarta-feira passada, mas não apareceu por não assinar um termo de compromisso. A CBG anunciou que, sem o contrato, a atleta ficaria fora da Olimpíada. Ela assinou tardiamente e pediu para voltar à equipe, mas não adiantou.

Em entrevista nesta manhã, Georgette Vidor, coordenadora da seleção de ginástica artística, explicou que a demora de Jade em tomar uma decisão sobre a assinatura do termo pesou para a comissão técnica. Antes, dirigentes da CBG já haviam revelado um outro empecilho: diferentemente das outras atletas, Jade não disputou nenhuma etapa da Copa do Mundo nem do Circuito Caixa neste ano, o que era um critério de convocação.

Sem Jade Barbosa, a delegação brasileira embarca na semana que vem para um período de aclimatação na Europa com Daniele Hypolito, Daiane dos Santos, Adrian Gomes, Bruna Leal, Ethiene Franco, Harumi Freitas e Laís Souza. Priscila Cobello e Letícia Costa já foram cortadas. A lista final de cinco ginastas será definida poucos dias antes da Olimpíada. As duas que sobrarem permanecerão na Inglaterra como reservas.

Na semana passada, Georgette avisou que Daniele, Bruna e Adrian estavam praticamente confirmadas nos Jogos. Daiane luta contra a balança para voltar a sua melhor forma e participar de sua terceira Olimpíada. Ethiene, Harumi e Laís devem brigar pela quinta e última vaga.

Jade Barbosa
Jade Barbosa

UOL Cursos Online

Todos os cursos