Pré-Olímpico define últimas três vagas para Londres e 5º rival do Brasil na fase de grupos

Do UOL, em São Paulo

  • Armando Babani/EFE

    Rússia de Anton Ponkrashov é uma das forças do Pré-Olímpico masculino na Venezuela

    Rússia de Anton Ponkrashov é uma das forças do Pré-Olímpico masculino na Venezuela

O universo do basquete começa a esquentar o clima para os Jogos de Londres nesta segunda-feira, quando 12 seleções do planeta que ainda não conseguiram classificação começam a disputar as três vagas remanescentes no evento, através do Pré-Olímpico mundial. O qualificatório na Venezuela definirá o quinto adversário do Brasil na primeira fase.
 
Forças tradicionais do basquete internacional que não conseguiram classificação em suas respectivas prévias continentais estarão em ação nesta semana, no torneio que se realiza até o domingo. As europeias Grécia, Lituânia e Rússia estão entre as favoritas à vaga em Londres.

AS CHAVES DO PRÉ-OLÍMPICO

GRUPO A
Grécia, Jordânia e Porto Rico
GRUPO B
Lituânia, Nigéria e Venezuela
GRUPO C
República Dominicana, Coreia do Sul e Rússia
GRUPO D
Angola, Macedônia e Nova Zelândia

 
Inicialmente, as 12 seleções se dividem em quatro grupos de três integrantes. Duas equipes de cada chave avançam às quartas de final. Nas semis, os vencedores estão automaticamente classificados para Londres, enquanto que os perdedores disputam a vaga em confronto direto.
 
Um sorteio em abril passado no Rio de Janeiro definiu a seleção masculina do Brasil como integrante do grupo B, ao lado de Austrália, China, Grã-Bretanha e Espanha. O Pré-Olímpico da Venezuela define o último integrante desta chave, com a equipe que terminar o qualificatório na terceira posição.
 
A seleção de Rubén Magnano derrotou a Grécia na última quinta-feira por 78 a 71, em quadrangular amistoso realizado em São Carlos, que também contou com Nigéria e Nova Zelândia. Questionado sobre o desejo de rever o adversário em Londres, o treinador argentino adotou a moderação.
 
"Eu já conheço a Olímpiada. Não se pode escolher adversário", declarou Magnano após o jogo de preparação diante dos gregos.
 
Por sua vez, os dois primeiros colocados do torneio Pré-Olímpico serão destinados ao grupo dos Estados Unidos na primeira fase da Olimpíada. A chave também conta com Argentina, França e Tunísia.

UOL Cursos Online

Todos os cursos