Medalhistas Liukin e Sacramone ficam fora da seleção americana de ginástica para Londres

Do UOL, em São Paulo

  • Mike Stobe/Getty Images

    Veteranas Alicia Sacramone (e) e Nastia Liukin ficaram de fora da lista americana para Londres-2012

    Veteranas Alicia Sacramone (e) e Nastia Liukin ficaram de fora da lista americana para Londres-2012

A federação norte-americana de ginástica anunciou no último domingo as equipes que defenderão o país na ginástica artística dos Jogos de Londres-2012, e a grande surpresa foi a montagem de um time feminino jovem, com média de idade de 16,6 anos, e sem medalhistas olímpicas.

TIME AMERICANO JOVEM

  • Divulgação/USA Gym

    Gabby Douglas (16 anos), Aly Raisman (18), Kyla Ross (16), Jordyn Wieber (17) e McKayla Maroney (16) formam o time de ginástica artística dos Estados Unidos para a Olimpíada de Londres-2012

Grande destaque de Pequim-2008, Nastia Liukin não conseguiu vaga na equipe final. Os dois anos e meio afastada dos tablados pesaram, e a campeã do individual geral na China teve um desempenho fraco. Na seletiva em San Jose, Califórnia, Liukin optou por se apresentar em apenas dois aparelhos, trave e barras assimétricas, mas não passou de um 7º e de um 10º lugar, respectivamente.

E a americana com ascendência russa não foi a única medalhista olímpica a ficar fora do time de Londres. O bom desempenho no salto nas últimas temporadas – foi campeã mundial do aparelho em 2010 – e a prata na trave na seletiva não foram suficientes para render uma vaga a Alicia Sacramone.

Por fim, a vice-campeã mundial de 2009, Rebecca Bross, que já foi apontada como uma das melhores ginastas americanas da última década, também ficou de fora da lista final. Contra a atleta pesaram as lesões sucessivas que a impediram de retomar sua melhor forma.

Sem Liukin, Sacramone e Bross, que disputaram a seletiva, e sem Shawn Johnson e Chellsie Memmel, que sequer competiram em San Jose (a primeira se aposentou e a segunda não se classificou nos campeonatos prévios), os Estados Unidos levarão a Londres uma equipe bastante jovem, cujo destaque é Jordyn Wieber, atual campeã mundial do individual geral e melhor ginasta da atualidade.

SEGUE O IMPASSE ENTRE CBG E JADE

  • Felipe Rocha/UOL

    A CBG (Confederação Brasileira de Ginástica) segue sem contar com Jade Barbosa para os Jogos Olímpicos. Segundo a assessoria de imprensa da entidade, o termo de compromisso assinado pela ginasta ainda não chegou aos dirigentes, que por enquanto mantêm o corte à atleta do Flamengo.

A equipe contará ainda com Gabby Douglas, que venceu a seletiva, McKayla Maroney, Aly Raisman e Kyla Ross. As reservas serão Sarah Finnegan, Anna Li e Elizabeth Price.

Mesmo jovem, o time dos Estados Unidos é um dos candidatos a medalha em Londres na prova por equipe. As principais adversárias são China, Rússia e Romênia.

O time masculino americano terá Jake Dalton, Jonathan Horton, Dannell Leyva, Sam Mikulak e John Orozco. Os reservas serão Chris Brooks, Steven Legendre e Alexander Naddour.

UOL Cursos Online

Todos os cursos