Magnano comenta ingresso de 5º brasileiro na NBA e vê seleção aberta a Fab Melo

Bruno Freitas

Do UOL, em São Carlos (SP)

  • Getty Images

    Após atuar pela Universidade de Syracuse, Fab Melo é recrutado pelo Boston Celtics

    Após atuar pela Universidade de Syracuse, Fab Melo é recrutado pelo Boston Celtics

Ao mesmo tempo que a seleção derrotava a Grécia em São Carlos, na noite da última quinta-feira, em um torneio de preparação olímpica, o mineiro Fabricio Melo era escolhido pelo Boston Celtics no Draft da NBA [processo de recrutamento de novos jogadores pela liga]. Após a partida amistosa, o técnico Rubén Magnano disse que a equipe nacional tem portas abertas ao jovem pivô em oportunidades futuras.

O treinador argentino da seleção masculina afirmou que esteve recentemente com Fab Melo [como é conhecido nos EUA] em Nova York, onde convidou o atleta para integrar a equipe B do Brasil no último Sul-Americano, competição que teve desfecho na última semana. No entanto, o envolvimento no processo de recrutamento da NBA impediu a viagem até o torneio na Argentina.

BRASILEIROS DA NBA

Nenê Hilário - pivô - Washington Wizards
Leandrinho Barbosa - armador - sem contrato
Anderson Varejão - pivô - Cleveland Cavaliers
Tiago Splitter - pivô - San Antonio Spurs
Fab Melo - pivô - Boston Celtics

"Estive com ele em Nova York para falar sobre o Sul-Americano, mas infelizmente ele não pôde participar. É algo importante [ingresso de Melo da NBA]. Espero que na próxima convocação dê certo", afirmou o treinador.

Melo foi a 22ª escolha do Draft pelo Boston Celtics e, com isso, superou os compatriotas Leandrinho, Tiago Splitter e Anderson Varejão, que também chegaram à liga profissional dos EUA por meio do recrutamento de calouros.

Leandrinho foi a 28ª escolha de 2003. Tiago Splitter repetiu a posição em 2007. Anderson Varejão, por sua vez, saiu na 30ª posição em 2004. Dos atuais brasileiros na NBA, só Nenê, sétimo em 2002, conseguiu colocação melhor – Rafael Araújo foi escolhido em oitavo em 2004.

"É mais um brasileiro na NBA, com potencial para ser outro representante do nosso país. Espero que tenha uma boa carreira lá", declarou Tiago Splitter, do San Antonio Spurs, após o jogo da seleção.

Com 22 anos e 2,13 m, Fabricio chega à NBA após dois anos atuando pela Universidade de Syracuse. Na última temporada, o pivô apresentou médias de 7,8 pontos, 5,8 rebotes e 2,9 tocos por exibição.

UOL Cursos Online

Todos os cursos