Ex-parceiros Ricardo e Emanuel dão um tempo na amizade e focam rivalidade em Londres
Vinicius Konchinski
Do UOL, no Rio de Janeiro
Faltando 35 dias para o início da Olimpíada de Londres, as duas maiores estrelas masculinas do vôlei de praia do Brasil vivem grande expectativa. À espera da convocação oficial da CBV (Confederação Brasileira de Vôlei), os ex-parceiros Ricardo e Emanuel intensificam, cada um com seu novo companheiro de quadra, suas preparações para os Jogos de 2012 em clima de concentração total.
Tamanho é o foco que os dois atletas têm na Olimpíada que até mesmo a amizade existente entre eles acaba em segundo plano neste momento. Campeões olímpicos juntos em Atenas-2004 e medalhistas de bronze em Pequim-2008, Ricardo e Emanuel têm evitado se falar para não atrapalharem a preparação de sua própria dupla. O respeito pela nova condição de adversários também está implícito neste cenário.
CONFIANÇA NA CONVOCAÇÃO
-
Ricardo (foto) e Pedro Cunha são a segunda melhor dupla brasileira no ranking mundial de vôlei de praia. Porém, a participação dos dois em Londres-2012 ainda não está garantida, assim como a de Alison e Emanuel. As duplas ainda precisam ser convocadas oficialmente pela CBV. Um telefonema recebido nos últimos dias, porém, deu quase certeza a Ricardo. "Falei com o presidente Ary Graça por telefone. Estou confiante", disse ele.
Ricardo deverá disputar sua quarta Olimpíada. Emanuel tem uma a mais na conta e pode participar pela quinta vez. Alison e Pedro Cunha, se convocados, farão suas estreias.
"Estamos em um momento delicado", afirmou Emanuel, sobre sua relação com o amigo e ex-companheiro Ricardo a poucos dias dos Jogos de Londres. "Estamos em uma reta final de preparação. Por isso, eu não tenho falado muito com ele."
Emanuel forma hoje com Alison a dupla líder do ranking mundial. Os dois jogam juntos desde janeiro de 2010 e se uniram dois meses depois de o campeão olímpico desmanchar sua parceria com Ricardo. O time logo 'encaixou', e Alison/Emanuel já conquistou três títulos importantes, todos em 2011: Campeonato Mundial, Circuito Mundial e Jogos Pan-Americanos.
A separação de Ricardo e Emanuel aconteceu por divergências sobre o local de treinamento da dupla. Isso, porém, não abalou a amizade entre os jogadores nem o respeito que um tem pelo outro.
Ricardo agora joga com Pedro Cunha, mas sabe que o antigo parceiro é um dos maiores atletas do vôlei de praia do mundo. Ele diz que Emanuel é experiente e conhece muito bem as artimanhas do esporte. Mesmo assim, prefere não se consultar com o ex-parceiro.
"Falei com ele pela última vez no torneio Rei da Praia [fevereiro deste ano]", disse Ricardo, sobre Emanuel. "Somos amigos, mas temos objetivos diferentes hoje."
Também para Ricardo, os últimos dias de preparação para a Olimpíada não são o melhor momento para procurar seu ex-parceiro para uma conversa. Ainda mais sabendo que ele pode ser, em pouco tempo, seu adversário na maior competição do ano. "Eu quero ganhar mais uma medalha de ouro. Emanuel também quer", afirmou Ricardo. "Podemos conversar depois."