Brasil repete número elevado de erros e perde para os Estados Unidos por 3 a 1 pelo Grand Prix

Do UOL, em São Paulo

  • Gaspar Nóbrega/VIPCOMM

    A central Thaísa, destaque da equipe apesar da derrota, durante jogo entre Brasil e Estados Unidos

    A central Thaísa, destaque da equipe apesar da derrota, durante jogo entre Brasil e Estados Unidos

Pouco mais de 12 horas depois de vencer a Itália, a seleção brasileira voltou à quadra neste domingo para enfrentar os Estados Unidos pelo Grand Prix, mas não conseguiu repetir o resultado contra as norte-americanas e acabou derrotada por 3 sets a 1 (20-25, 25-18, 25-18 e 25-23), no ginásio Poliesportivo, em São Bernardo do Campo.

Com a derrota, a primeira na competição em seis jogos, a equipe fica com 11 pontos na classificação e chega pressionada por Cuba e Japão para a última rodada, na China. Somente as cinco melhores avançam para a fase final. 

Em preparação para os Jogos Olímpicos de Londres, o técnico José Roberto Guimarães fez algumas experiências e começou o jogo com Camila Brait como líbero titular e revezou Fabíola e Fernandinha na posição de levantadora, além de Mari atuar como oposta em determinados momento da partida.

O resultado foi uma atuação repleta de erros, muito bem aproveitados por uma equipe que é considerada pelo próprio treinador brasileiro como a melhor do mundo na atualidade. A central Thaísa foi o grande destaque individual da equipe.

O time brasileiro teve um grande início de jogo e venceu o primeiro set com certa facilidade, liderou o placar durante toda a parcial, mas poderia ter sido ainda mais. O Brasil marcou 17 pontos de ataque, contra nove das rivais e o fundamento fez a diferença. No final, o 25º ponto saiu após um grande rali. Paula Pequeno fez grande defesa com o pé, deitada e ainda fechou o set com um ataque em 25 a 20.

O cenário mudou na segunda parcial. A equipe verde-amarela continuou errando muito, mas desta vez os Estados Unidos aproveitaram e tomaram a frente desde o início, abrindo 9 a 3. O passe brasileiro foi muito deficiente e técnico José Roberto Guimarães mudou a equipe com as entradas de Mari e Fernandinha, mas a reação não aconteceu, com as norte-americanas fecharam o set em 25 a 18, mesmo cedendo nove pontos em erros, contra três do Brasil.

O bom momento dos Estados Unidos continuou no terceiro set. Aparentemente desconcentrada em quadra, o Brasil cometeu erros infantis com Fabíola e viu a vantagem rival chegar a sete pontos, em 13 a 6. A equipe conseguiu uma tímida reação com boa participação de Adenízia, mas as norte-americanas confirmaram a vitória novamente por 25 a 18.

A quarta parcial foi bem mais equilibrada, mas começou novamente com os Estados Unidos abrindo seis pontos de frente. A reação veio com a melhora no passe e bons ataque de Mari e Paula Pequeno. O Brasil chegou a empatar em 18 a 18 e o jogo seguiu equilibrado até o final, com vitória das norte-americanas fecharam em 25 a 23 com um bloqueio em Paula Pequeno.  

UOL Cursos Online

Todos os cursos