Lance Armstrong pode perder títulos após nova acusação de doping nos Estados Unidos

Do UOL, em São Paulo

A Agência Antidoping dos Estados Unidos (USADA, em inglês) apresentará acusação formal de doping a Lance Armstrong, sete vezes campeão do Tour de France, conforme informou nesta quarta-feira o jornal norte-americano Washington Post.

Segundo a publicação, a USADA já enviou uma carta a Armstrong e a outros ciclistas e, caso a suspeita seja confirmada, o americano poderá perder seus títulos mundiais nas corridas de elite.

O jornal, que disse ter uma cópia da acusação, informou que a carta diz reconhecer amostras de sangue de Armstrong dos anos de 2009 e 2010 que mostraram alteração, indicando o uso do hormônio eritropetina e transfusões de sangue.

Armstrong é acusado, junto com seus colegas de equipe (US Postal), incluindo o médico Michele Ferrari e o diretor Johan Brutneel, de mascarar uso de substâncias para melhorar desempenho esportivo entre 1998 e 2011. Não foi possível contatar funcionários da USADA sobre o assunto nesta quarta-feira.

O ciclista nunca teve resultado positivo para o uso de substâncias proíbidas em exames antidoping em toda a sua carreira, porém já sofreu diversas acusações de seus ex-companheiros de equipe Floyd Landis e Tyler Hamilton, que também estão sendo acusados pela carta divulgada pelo Washington Post.

Em fevereiro deste ano, os fiscais norte-americanos descartaram novas acusações de doping até que as investigações do caso que Landis e Hamilton acusaram fossem concluídas.

Lance Armstrong
Lance Armstrong

UOL Cursos Online

Todos os cursos