Bellucci cai no ranking, fica sem vaga e dependerá de desistências ou convite para ir à Olimpíada

Do UOL, em São Paulo

  • AFP PHOTO / PATRICK KOVARIK

    Bellucci ficou em 63º lugar no ranking final de olímpicos, dependendo agora de 7 desistências ou 1 convite

    Bellucci ficou em 63º lugar no ranking final de olímpicos, dependendo agora de 7 desistências ou 1 convite

A queda precoce em Roland Garros, logo na primeira rodada, custou muito caro ao brasileiro Thomaz Bellucci. A ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) divulgou nesta segunda-feira o ranking mundial pós-Paris, válido como seletiva olímpica, e o atleta paulista despencou da 66ª para a 76ª posição, ficando sem vaga para os Jogos de Londres-2012.

Nem mesmo o limite de apenas quatro tenistas por país permitiu que Bellucci ficasse entre os 56 classificados para a Olimpíada. Mesmo tirando seis franceses, cinco espanhóis, um argentino e um norte-americano da lista, o brasileiro sobe apenas para o 63º lugar, fora da zona de classificação para os Jogos.

Agora, só desistências de tenistas que tenham garantido a vaga ou um convite da organização poderão evitar que o Brasil fique sem um representante na chave individual após seis edições dos Jogos. Em Pequim-2008, o próprio Bellucci esteve na disputa, assim como o compatriota Marcos Daniel.

Pelo menos sete atletas precisam abrir mão de suas vagas para que o brasileiro vá a Londres ainda pelo ranking. Vale lembrar, porém, que a partir deste ano, a disputa da Olimpíada também conta pontos para o ranking mundial e para a corrida rumo ao ATP Finals, torneio que encerra a temporada. Desta maneira, a modalidade deverá contar com os melhores atletas do mundo nos Jogos.

Por isso, a Confederação Brasileira de Tênis deverá formalizar um pedido de convite junto à ITF (Federação Internacional de Tênis) nos próximos dias. Ao todo, oito tenistas disputarão a Olimpíada como convidados, sendo que pelo menos seis destas vagas deverão contemplar cada uma das zonas continentais (África, América do Sul, América do Norte e Central, Ásia, Europa e Oceania).

Thomaz Bellucci
Thomaz Bellucci

UOL Cursos Online

Todos os cursos