Brasileiros desperdiçam última seletiva e ficam fora da maratona aquática em Londres

Do UOL, em São Paulo

  • Luiz Pires/VIPCOMM

    Allan do Carmo, que chegou em 19º e não conseguiu vaga em Londres

    Allan do Carmo, que chegou em 19º e não conseguiu vaga em Londres

Os brasileiros Allan do Carmo e Lucas Kanieski perderam a última oportunidade de garantir vaga nas Olimpíadas de Londres, neste domingo. A chance foi desperdiçada no Pré-Olímpico de Maratonas Aquáticas na cidade de Setúbal, em Portugal, que classificou 15 atletas para os Jogos.

Dos 60 nadadores na disputa de 10km, Allan do Carmo conquistou a 19ª colocação, terminando a prova em 1h46m38s. Já Lucas Kanieski ficou com o 33º lugar, com o tempo de 1h49m08s5. Com essas atuações, os nadadores não se classificaram e deixaram o Brasil sem representantes masculinos na maratona aquática.

O vencedor da prova foi o tunisiano Oussama Mellouli, que terminou o percurso em 1h45min18s5. Ele é o atual campeão olímpico e mundial dos 1500m livre e também participará das provas de 400m e 1500m livre e dos 400m medley. Nesta última prova Mellouli enfrentará o brasileiro Thiago Pereira, em Londres.

Em segundo lugar, com 1h45min30s2, ficou o canadense Richard Weinberger – campeão dos Jogos Pan-Americanos de 2011. O terceiro colocado foi o búlgaro Petar Stoychev, que terminou a prova em 1h45min34s1.

Os nove primeiros colocados garantiram lugar nos Jogos Olímpicos. As outras cinco vagas ficaram com os melhores colocados de cada continente. Neste grupo entraram o cazaque Yuri Kudinov (10º colocado), pela Ásia; o venezuelano Erwin Maldonado (11º) pelas Américas; o húngaro Csaba Gercsak (14º), pela Europa; o neozelandês Kane Radford (27º), pela Oceania; e o egípcio Mazen Aziz (36º), pela África.

As vagas para maratonistas aquáticos nas Olimpíadas de Londres começaram a ser disputadas em julho do ano passado, no Mundial de Esportes Aquáticos de Xangai, na China. Na ocasião, os dez primeiro colocados garantiram viagem a Londres. Em Xangai, a brasileira Poliana Okimoto chegou em sexto lugar e garantiu vaga na categoria feminina.

UOL Cursos Online

Todos os cursos