Campeã olímpica, ginasta Shawn Johnson anuncia aposentadoria aos 20 anos
Do UOL, em São Paulo
Cameron Spencer/Getty Images
Shawn Johnson no pódio dos Jogosde 2008, quando ela ganhou quatro medalhas
A ginasta norte-americana Shawn Johnson, ouro na trave em Pequim-2008, anunciou sua aposentadoria. Ela tem apenas 20 anos, mas não conseguiu se recuperar de uma lesão no joelho esquerdo e, sem poder ir aos Jogos de Londres, decidiu encerrar a sua carreira.
Na sua única participação em Olímpíadas, Shawn Johnson conquistou outras três medalhas de prata na ginástica artística. Sua carreira decolou em 2007, quando conseguiu três ouros no Mundial e outros quatro no Pan do Rio de Janeiro.
“Ainda tenho coração, motivação e desejo de competir e ajudar os Estados Unidos em Londres. Mas tornou-se óbvio que o meu joelho esquerdo não pode mais aguentar as exigências da ginástica. Tudo o que posso fazer agora é me aposentar e agradecer a todos que acreditaram em mim e em minha jornada”, declarou Shawn Johsnon através de seu Facebook.
“Estou anunciando isso agora, então o foco para os próximos três meses estará nas incrivelmente talentosas ginastas que estão tentando entrar para a equipe olímpica de 2012”, completou.
Shawn Johnson chegou a conquistar o ouro por equipes no Pan de Guadalajara no ano passado, mas diminuiu o ritmo de competição desde a conquista em Pequim e ingressou na carreira artística. Em 2009, ela chegou a vencer a Dança dos Famosos norte-americana. Depois, ao lado da colega Nastia Liukin, percorreu o país com um tour de ginastas para a TV.