Seletiva olímpica termina, Brasil obtém mais 3 vagas e garante delegação recorde do ciclismo

Do UOL, em São Paulo

O Brasil assegurou nesta quinta-feira mais três vagas para os Jogos de Londres-2012, todas no ciclismo de estrada. A seletiva olímpica da categoria terminou hoje, com a divulgação do ranking final feminino, e por ficar na 12ª colocação com 351 pontos, a seleção verde-amarela garantiu três postos na competição.

Desta maneira, o ciclismo brasileiro de estrada vai para Londres com seis atletas, sendo três para a disputa masculina e mais três para a chave feminina. Entre os homens, foram duas vagas pelo ranking e uma conquistada no Pan da modalidade em 2011 com a vitória de Gregolry Panizo.

Como as vagas pertencem ao país, e não aos atletas, caberá à CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) definir quem serão os seis representantes brasileiros na Olimpíada. Os pontos femininos foram somados por Clemilda Fernandes (216), Janildes Fernandes (79), Fernanda da Silva Souza (36), Tatiani Cristina de Oliveira (10) e Márcia Fernandes (10). Mais experientes e com melhores resultados, as irmãs Clemilda e Janildes despontam como favoritas às vagas. O terceiro posto deve ficar entre a prima delas, Márcia, e Fernanda.

Além da categoria estrada, o ciclismo brasileiro também se classificou para Londres em outras duas categorias, ambas com representantes já escolhidos: BMX (Rafael Rezende e Squel Stein) e mountain bike (Rubens Donizete). Com nove atletas, está será a maior delegação do ciclismo verde-amarelo em uma edição olímpica.

VEJA QUEM JÁ ESTÁ CLASSIFICADO PARA LONDRES
Veja Álbum de fotos

UOL Cursos Online

Todos os cursos