Tênis de mesa brasileiro convoca chinesa naturalizada para os Jogos de Londres
Do UOL, em São Paulo
-
Divulgação/CBTM
Gui Lin, chinesa naturalizada, representará o Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres-2012
A CBTM (Confederação Brasileira de Tênis de Mesa) anunciou nesta segunda-feira os últimos dois nomes da seleção verde-amarela que disputará os Jogos Olímpicos de Londres-2012, e a surpresa ficou por conta da escalação da chinesa Gui Lin, que conseguiu recentemente naturalizar-se brasileira. Além dela, a entidade divulgou o nome do veterano Thiago Monteiro como último representante do país na Olimpíada.
-
Em Londres-2012, Hugo Hoyama (e), Gustavo Tsuboi (c) e Thiago Monteiro reeditarão o trio que conquistou o ouro por equipes no Pan-2007
Segundo informações da própria CBTM, Lin disputava uma vaga com Jessica Yamada, que no ano passado participou dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara e é um dos principais nomes do país na modalidade.
“A escolha da terceira atleta foi muito difícil, porque tanto Jessica como Gui Lin mostraram muitas virtudes nesses últimos dois anos. Jessica cresceu muito como atleta em todos os aspectos: fisicamente, tecnicamente e principalmente na parte mental. É excelente para o grupo e com certeza evoluirá muito nesses próximos anos”, explicou Lincon Yasuda, coordenador técnico da CBTM. “Com relação à Gui Lin, mesmo não tendo a oportunidade de competir oficialmente pelo Brasil, participou de toda a programação das seleções adulta e juvenil. Mesmo quando fora de competição, ajudou a elevar o nível do grupo, mostrando qualidade e cooperação”.
Gui Lin tem 18 anos e mora no Brasil desde os 12, sendo treinada por Hugo Hoyama. Neste período, ainda sem a naturalização, ela não pôde disputar provas internacionais adultas como representante do país, participando apenas de torneios regionais e de competições juvenis.
Thiago Monteiro, por sua vez, é um dos atletas mais experientes do Brasil, já tendo disputado dois Pans (Rio de Janeiro-2007 e Guadalajara-2011) e duas Olimpíadas (Atenas-2004 e Pequim-2008), mas atualmente não está entre os melhores do país. Primeiro do ranking nacional, Cazuo Matsumoto era um dos cotados para a vaga, mas ficou de fora.
“Nós não temos mais lugar em individual, somente por equipes. Portanto, o objetivo é inscrever o melhor time possível, de acordo com o formato olímpico. Não quero falar individualmente a respeito de nomes, nossa missão é decidir o melhor para o interesse coletivo do Brasil”, comentou Jean-René Mounie, técnico do time masculino, explicando a ausência de Matsumoto e lembrando que Monteiro tem como ponto forte o jogo de duplas.
Além de Gui Lin e Thiago Monteiro, convocados apenas para as disputas por equipes, o Brasil já tinha outros quatro atletas classificados para Londres: Lígia Silva, Caroline Kumahara, Hugo Hoyama e Gustavo Tsuboi, que também participarão das chaves individuais na Olimpíada.