Pugilistas brasileiros conseguem duas vagas para Olimpíada em torneio no Rio de Janeiro

Do UOL, em São Paulo*

  • Jefferson Bernardes/VIPCOMM/Divulgação

    Yamaguchi Falcão foi medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara

    Yamaguchi Falcão foi medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara

O Brasil garantiu  nesta terça-feira mais dois classificados para a Olimpíada de Londres-2012. O pugilista Yamaguchi Florentino, da categoria 81 kg, e Robenilson Jesus, carimbaram o passaporte. O primeiro derrotou o canadense Jonathan Savard no Pré-Olímpico, disputado no Ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. O segundo, na categoria 56 kg, venceu Alexander Espinosa e se garantiu em Londres.

Com isso, o país já soma cinco brasileiros garantidos nos Jogos Olímpicos. Além deles, Everton Lopes (60 kg), Robson Conceição (60 kg) e Esquiva Falcão (75kg) já estavam classificados, por resultados em outros torneios.

Em 2011, Yamaguchi, de 24 anos, foi medalha de prata no Pan-Americano de Guadalajara (MEX). Para conseguir a vaga no pré-olímpico, ele venceu na segunda-feira o mexicano Francisco Ortega por 17 a 9 e, nesta terça, por 17 a 8, Jonathan Savard.

"Eu acho que a força de todos que estão me apoiando, acho que isso me dá mais força para sair não só com a classificação, mas com a medalha de ouro no peito. Não pude nem ir muito para cima dele, nem correr muito. Fiquei sempre esperando, tomei alguns golpes que não poderia ter tomado, mas graças a deus a vitória veio", afirmou o brasileiro.

Robenilson Jesus conseguiu sua vaga no início da noite desta terça-feira, ao atropelar Espinosa - venceu o combate por 19 a 7.

*Atualizada às 18h50

UOL Cursos Online

Todos os cursos