Nadador morto era herói nacional por vitória dias após massacre de 2011 na Noruega

Das agências internacionais

Em Oslo (Noruega)

Alexander Dale Oen venceu a primeira medalha olímpica da história da natação norueguesa com a prata nos 100 m peito nos Jogos de Pequim, em 2008. Mas o nadador morto na última segunda-feira aos 26 anos era um herói nacional em seu país em razão de uma façanha realizada três anos mais tarde.

Durante a preparação para o Mundial de natação de 2011 em Xangai, Oen ficou sabendo que o massacre cometido por um fanático político de nome Anders Behring Breivik havia vitimado 77 compatriotas. O nadador teve que lidar com o choque dos assassinatos para poder entrar na água três dias depois e ganhar o ouro na final dos 100 m peito.

Na oportunidade, Dale Oen dedicou a vitória ao povo da Noruega: "Em tempos como esse na Noruega, precisamos estar juntos, com um só. Sinto que todos no país estão paralisados. Mas eu estou em Xangai e tenho que dar o melhor de mim... pensando nas coisas em casa".

Desde então, a cada vez que se dirigia ao bloco de largada para uma prova internacional, Dale Oen criou o ritual de mostrar ao público a bandeira da Noruega em sua touca de competição. O nadador batia a mão em cima das cores de seu país antes de cair na água.

Campeão mundial de natação, Alexander Dale Oen morreu na última segunda-feira. De acordo com a imprensa norueguesa, o atleta de 26 anos teve uma parada cardíaca. Segundo a federação de natação da Noruega, o rapaz foi encontrado morto no chuveiro, após um treino em Flagstaff, no Arizona (Estados Unidos).

O atleta era uma das maiores esperanças de medalha da Noruega nos Jogos Olímpicos deste ano em Londres, na Inglaterra.

CAMPEÃO MUNDIAL DE NATAÇÃO PODE TER TIDO PARADA CARDÍACA

UOL Cursos Online

Todos os cursos