Medalhista olímpica na vida real, técnica da estrela de Jogos Vorazes tenta ir a Londres

Do UOL, em São Paulo

  • REUTERS/Lucas Jackson

    A atriz Jennifer Lawrence precisou mostrar habilidade com o arco e flecha em "Jogos Vorazes"

    A atriz Jennifer Lawrence precisou mostrar habilidade com o arco e flecha em "Jogos Vorazes"

Jennifer Lawrence, a atriz que interpretou a Katniss Everdeen, protagonista do filme Jogos Vorazes, não desfilou toda sua habilidade com o arco e flecha no filme por acaso. Meses antes da produção, a bela protagonista teve aulas com Kathuna Lorig, experiente arqueira que esteve em quatro Olimpíadas por três países diferentes e tenta, nesta semana, garantir sua vaga nos Jogos Olímpicos de Londres.

  • Kathuna Lorig, arqueira norte-americana que treinou Jennifer Lawrence para o filme "Jogos Vorazes"

A atleta foi contratada pelos produtores do filme para dar aulas à intérprete de Katniss Everdeen. A jovem é a heroína da história de Jogos Vorazes, filme adaptado de um livro best-seller que tem como pano de fundo um reality show macabro realizado em um futuro fictício em que continentes estão unidos sob o comando de um poder ditatorial.

A jovem Katniss é uma das participantes do programa de TV, que põe 24 jovens para disputarem entre si uma competição em que vence aquele que restar vivo ao fim do show. A habilidade da moça, é claro, é o domínio do arco e flecha, devidamente treinado nas aulas com Lorig.

“Eles não me disseram nada sobre ela, nem o nome. Quando eu a conheci, perguntei que filme ela estava fazendo”, disse a atleta à ABC. “Desde o começo eu disse para ela: ‘Se vamos fazer isso, será de um jeito profissional’”, contou Lorig à página oficial do filme.

Foram 15 aulas, em que Jennifer Lawrence incrementou sua forma física e aprendeu a técnica correta no manejo do arco. A ideia era que a atriz, indicada ao Oscar de melhor atriz de 2011 pelo papel em “Inverno da Alma”, passasse uma imagem profissional em suas cenas.

“Eu disse a ela que ficaria muito orgulhosa de vê-la em cena. Falei que ia dizer: ‘Olha, é minha aluna’. Sabe o que ela me disse? ‘Quando eu te ver na Olimpíada, vou dizer que é a minha treinadora’”, contou Lorig.

A passagem para Londres depende do que ela fizer nesta semana. A seletiva norte-americana começou na última terça e vai até o dia 28. Somente três mulheres estarão na lista decisiva. Se carimbar o passaporte, Lorig irá à sua quinta Olimpíada, aos 38 anos de idade.

A primeira experiência da arqueira nos Jogos foi em 1992, em Barcelona, quando ela competiu pela União Soviética e ganhou a medalha de bronze por equipes. Em 1996 e 2000, com a dissolução do bloco comunista, ela passou a defender a Geórgia, seu país natal. Em 2007, ela naturalizou-se norte-americana para, no ano seguinte, defender os Estados Unidos em Pequim. 

UOL Cursos Online

Todos os cursos