Esgrimista que perfurou o irmão por acidente em 2007 garante vaga em Londres-12

Do UOL, Em São Paulo

  • Lalo de Almeida/Folhapress

    Athos Schwantes, esgrimista que vai disputar os Jogos de Londres-2012, em foto de 2007

    Athos Schwantes, esgrimista que vai disputar os Jogos de Londres-2012, em foto de 2007

Athos Schwantes garantiu, neste sábado, seu passaporte para os Jogos Olímpicos de Londres. O atleta, que ganhou notoriedade em 2007 ao perfurar acidentalmente o pulmão do irmão em um treino, garantiu sua vaga na competição durante o pré-olímpico pan-americano de esgrima, disputado em Santiago, no Chile.

A vaga surpreende, já que Athos não era dos mais cotados da seleção brasileira a uma vaga em Londres. Além de Renzo Agresta, já classificado pela sua posição no ranking mundial, Guilherme Toldo e Thais Ruschel eram os mais visados da delegação brasileira que foi a Santiago.

Atleta de espada, Athos irá à sua primeira Olimpíada. O esgrimista vem de uma família com tradição no esporte. Seu pai, Ronaldo, foi bronze no Pan de 1975, na Cidade do México. A história com Ivan, também atleta, é uma das mais marcantes da carreira do esgrimista.

Em 2007, às vésperas do Pan do Rio de Janeiro, os dois treinavam quando, acidentalmente, Athos atingiu Ivan no peito. O esgrimista teve um perfuração, foi parar no hospital e acabou não disputando a competição. Athos, por sua vez, não foi bem e caiu nas oitavas.

Athos é o 171º brasileiro a garantir vaga nos Jogos Olímpicos de Londres. A vaga foi conseguida com o segundo lugar na disputa da arma no Pré-Olímpico que está sendo realizado no Chile. Athos perdeu a decisão do campeonato para o chileno Paris Inostroza.

Já Thais Rochel por pouco também não se classificou. A atleta, que no ano passado foi cortada da delegação brasileira que disputou o Pan de Guadalajara por causa de doping, foi vice-campeã do florete no Pré-Olímpico ao perder a decisão para a venezuelana Johana Fuenmayor Choles. A arma, entretanto, dava apenas uma vaga na Olimpíada de Londres.

UOL Cursos Online

Todos os cursos