Zé Roberto não define levantadora da seleção e vê 90% de chance de treinar o Campinas

Do UOL, em São Paulo

José Roberto Guimarães vai começar a preparação da seleção feminina de vôlei com pelo menos uma grande dúvida: o nome da levantadora titular.

Com Dani Lins, Fabíola e Fernandinha convocadas, o técnico admite a lacuna na posição e deixa claro que todas terão de brigar entre si para vem quem assumirá a função até os Jogos Olímpicos de Londres.

“As chances foram dadas. Sempre dissemos que quem se saísse melhor jogaria. Nossa situação hoje é essa. Dentro da seleção, não temos definida quem é a levantadora titular. Vai jogar com quem as atacantes estiverem melhor sincronizadas”, disse Zé Roberto, em entrevista ao programa Arena Sportv.

Dani Lins e Fabíola se alternaram na função desde que Fofão se afastou da seleção, em 2008. Agora, terão a companhia de Fernandinha, que é mais baixa e poderia abrir uma lacuna no bloqueio. Para Zé Roberto, o bom passe da jogadora que atua no Azerbaijão compensaria a deficiência.

“Ela tem coisas muito interessantes, uma precisão nas mãos, experiência. Eu tentei levar a Fernandinha em 2009, mas ela estava com um problema de coluna. Ela disse que tinha de se cuidar, porque não sabia quanto tempo teria de vôlei, mas ela nunca saiu da nossa cabeça. Ela tem a mesma altura da Fofão. Podemos montar uma defesa que compense o fato de ela ser mais baixa”, disse Zé Roberto. 

Nesta semana, a seleção começou a se preparar para o Pré-Olímpico das Américas, que será disputado em São Carlos, no interior de São Paulo, a partir de 9 de maio.

Além da função de levantadora, Zé Roberto ainda vê uma disputa forte entre as líberos Fabi e Camila Brait. O técnico deixou no ar a possibilidade de levar ambas para Londres, o que poderia tirar a vaga de uma das atacantes do elenco.

José Roberto Guimarães
José Roberto Guimarães

Ponteiras e opostas, aliás, foram novamente alvo de observações de Zé Roberto, que repetiu o que havia dito para o UOL Esporte há duas semanas.

“Elas vão ter de ter uma performance compatível. Espero que estejam motivadas. Elas têm a noção do patamar que elas precisam chegar. Hoje estão aquém do que podem”, disse o treinador, que revelou ter convidado Walewska, destaque do Vôlei Futuro e campeã olímpica em 2008, para voltar à seleção, sem sucesso.

Além da discussão sobre a seleção, Zé Roberto também deu pistas sobre o seu futuro.

Ele já definiu que não permanecerá no Fenerbahce, mesmo com o interesse dos turcos, e tem tudo para fechar com o time feminino do Campinas, que está sendo montado e pode ter Fofão, Fabiana e até a coreana Kim como estrelas.

“Lógico que já estou ouvindo falar de jogadoras, mas o ‘sim’ ainda não foi dado [ao Campinas]. Existe a possibilidade. Posso te dar quase 90% de certeza, mas ainda não sentei para falar sobre valores”, resumiu o treinador. 

UOL Cursos Online

Todos os cursos