Atleta mais velho em Londres-12, japonês de 71 anos diz que égua evitará recorde na Rio-16

Do UOL, em São Paulo

  • KIMIMASA MAYAMA/EFE

    Hiroshi Hoketsu, 71 anos, será o atleta mais velho nos Jogos de Londres

    Hiroshi Hoketsu, 71 anos, será o atleta mais velho nos Jogos de Londres

O cavaleiro japonês Hiroshi Hoketsu, 71 anos, será o atleta mais velho dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados de 27 de julho a 12 de agosto.

Ele competiu pela primeira vez pelo Japão nos Jogos de 1964, em Tóquio, e falou que o segredo é acordar às 7 horas.

“Não sei dizer como me sinto aos 71 anos. Tenho o mesmo físico que tinha quando era um universitário, não tem segredo especial", falou.

“Não tem segredo especial. Eu acordo às 7 horas da manhã. E antes acordava às 5 horas, andava de bicicleta, ia pra casa e depois ia para o trabalho, durante 30 anos. Agora eu posso dormir até as 7 horas. Um luxo”, falou. “Cozinho quatro vezes por semana e evito óleo”, continuou.

O japonês se classificou para os Jogos de Londres no início de março, quando ele e sua montaria, a égua Whisper, ganharam uma etapa na França. Ela chegou a se contundir em novembro, quando Hoketsu até jogou a toalha em relação às chances de participar da Olimpíada. Mas depois a égua se recuperou.

“Eu já havia desistido de Londres em novembro. Só pensava em sua recuperação. Eu já tinha pensado em levá-la de volta ao Japão para se aposentar. Quando ela se recuperou, parecia uma miragem. Quando me classifiquei para a Olimpíada, eu tive um sentimento que jamais passei."

Hoketsu, no entanto, não garantirá em Londres o rótulo de atleta mais velho a participar de uma edição dos Jogos. Isso pertence ao sueco Oscar Swahn, nos Jogos de 1920, na Antuérpia.

Se participar dos Jogos do Rio, em 2016, com 75 anos, Hoketsu quebrará o recorde. Mas ele não crê nisso por sua égua estar muito velha.

“Eu tenho noção do recorde [se for para os Jogos do Rio]. Mas, sinceramente, acho muito difícil. Ela já estará com 19 anos. E é muito, muito difícil achar um cavalo que me leve.”

UOL Cursos Online

Todos os cursos