Africano famoso pelo nado "cachorrinho" em Sydney-2000 reaparecerá em Londres-2012

Do UOL, em São Paulo

  • Dylan Martinez/Reuters

    Eric Moussambani se tornou uma celebridade no momento em que saiu da piscina em Sydney-2000

    Eric Moussambani se tornou uma celebridade no momento em que saiu da piscina em Sydney-2000

Eric Moussambani foi uma das maiores personalidades dos Jogos de Sydney-2000, mas não pela conquista de alguma medalha. O atleta da Guiné Equatorial ficou famoso por terminar uma prova nadando no estilo “cachorrinho”.

Neste mês, o nadador foi nomeado treinador do país pelo comitê olímpico local e pode voltar à competição na Inglaterra.

A história rendeu a Eric o apelido de “Enguia” pela imprensa internacional. Em uma prova eliminatória dos 100 m estilo livre, o atleta foi favorecido por dois adversários que queimaram a largada e nadou a bateria sozinho. Sem intimidade com o esporte, ficou sem fôlego no meio do trajeto e terminou a prova nadando com seu próprio e curioso estilo.

“Até hoje ele recebe pedidos em nosso website para conceder entrevistas”, afirma a nota do comitê olímpico da Guiné.

Naquela prova em Sydney-2000, Moussambani registrou um tempo de 1min52s72, uma marca bastante alta para a prova, mas compreensível para um atleta que nunca havia nadado em uma piscina de 50 m na vida.

Mais tarde soube-se que ele havia treinado por apenas oito meses e realizado treinamentos na piscina de apenas 20 metros de um hotel.

Eric Moussambani irá tentar conciliar seu trabalho na indústria de petróleo com os treinamentos com os atletas. Ainda não se sabe quantos representantes o pequeno país africano enviará para Londres.

UOL Cursos Online

Todos os cursos