Equipe brasileira em Londres será menor que a de Pequim; meta de medalhas é a mesma

Vinicius Konchinski*

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Mike Blake/Reuters

    Em 2008, delegação brasileira foi formada por 277 atletas; em Londres, serão cerca de 250

    Em 2008, delegação brasileira foi formada por 277 atletas; em Londres, serão cerca de 250

A equipe de atletas brasileiros nos Jogos Olímpicos de Londres, neste ano, deve ser menor do que a de Olimpíada de Pequim, em 2008. Nos Jogos de Londres, cerca de 250 atletas devem representar o Brasil. Em Pequim, foram 277.

A estimativa do tamanho da equipe brasileira na Olimpíada de 2012 foi divulgada nesta quarta-feira pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). De acordo com o comitê, 165 atletas de 23 modalidades já estão classificados.

Mesmo com uma equipe menor, o COB espera que o Brasil obtenha em Londres a mesma quantidade de medalhas alcançada em Pequim. Em 2008, os atletas brasileiros conquistaram 15 medalhas. Com isso, o Brasil ficou em 23º lugar no ranking.

“Gostaríamos de ter uma expectativa maior, mas temos que ser realistas”, afirmou o superintendente-executivo de Esportes do COB, Marcus Vinicius Freire. “Faltou tempo para que pudéssemos nos organizar e esperar resultados melhores.”

Segundo Freire, depois do Pan de 2007 e da escolha do Rio como sede dos Jogos Olímpicos de 2016, governo e confederações se uniram para apoiar mais efetivamente o esporte olímpico. Esse apoio, porém, não chegou a tempo de influenciar o resultado de Londres.

De toda forma, o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, considera que o Brasil está em evolução no que diz respeito ao esporte olímpico. Em Londres-2012, pela primeira vez, o país terá um centro de treinamento exclusivo para seus atletas, o Crystal Palace.

Nesse centro, atletas brasileiros terão acesso a locais de treinamento exclusivos e um acompanhamento maior de sua equipe técnica. Assim, de acordo com Nuzman, estarão mais bem preparados para as competições. Também vão contribuir para a melhoria da preparação brasileira para os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016.

*Atualizada às 12h39

UOL Cursos Online

Todos os cursos