Atletas estrangeiros não poderão casar em solo britânico durante Londres-2012

Do UOL, em São Paulo

Durante os Jogos Olímpicos de Londres, atletas estrangeiros e treinadores não poderão casar em solo britânico.

A medida faz parte do plano do plano do Ministério do Interior que visa evitar que os estrangeiros utilizem a competição como maneira de reivindicar residência no Reino Unido. As informações são do jornal The Telegraph.

A preocupação das autoridades tem justificativa. Em 2011, dois jovens de Camarões fugiram após a participação nos Jogos da Juventude de Commonwealth. O episódio já tinha acontecido em 2002, quando quase todo o grupo de Serra Leoa também desertou.

Todos os estrangeiros que chegarem ao país terão que provar que não pretendem ficar no país por mais de seis meses e que não têm outras pretensões de emprego. Para evitar filas nos aeroportos, o aeroporto de Heathrow contará com um terminal temporário para ajudar na operação da Agência de Fronteiras do Reino Unido, que obrigará atletas e funcionários a provarem sua identidade por meio de impressões digitais.

Um porta-voz do Ministério do Interior defendeu a posição do governo e disse que o credenciamento é para a competição, e não um visto de permanência no Reino Unido. “Credenciamento para os Jogos não impõe qualquer condição de imigrante. É para dar acesso aos Jogos, e em seguida esperamos que eles [visitantes] saiam”, afirmou.

UOL Cursos Online

Todos os cursos