Triplo amputado e mulher centenária irão conduzir tocha olímpica até Londres
Das agências internacionais
-
Luke MacGregor/Reuters
Dinah Gould completará 100 anos antes dos Jogos de Londres e irá conduzir a tocha olímpica
- Veja qual será o percurso da tocha olímpica
- Pelé é convidado para o revezamento
- Tocha dos Jogos Paraolímpicos é divulgada
Um triplo amputado e uma mulher de 100 anos estão entre as mais de 8.000 pessoas que conduzirão a tocha dos Jogos de Londres. O fogo olímpico irá percorrer quase 13 mil quilômetros pelo Reino Unido durante dez semanas antes de chegar ao local da competição.
Segundo o Comitê Organizador de Londres-2012, as pessoas que carregarão a tocha olímpica foram escolhidas por suas personalidades inspiradoras. Um deles é Jack Otter, de 23 anos, que perdeu as duas pernas e um braço em missão do Exército britânico no Afeganistão em 2009.
Outra personagem é Dinah Gould, que irá completar 100 anos de idade antes dos Jogos. Mesmo com a idade avançada, ela prossegue dando aulas de ginástica para os idosos que vivem no mesmo retiro que ela.
Como manda a tradição, a tocha será acesa na cidade grega de Olímpia, sede dos Jogos na Antiguidade. Ela viajará pela Grécia a partir de 10 de maio e chegará ao Reino Unido no dia 18.
Uma média de 115 pessoas por dia irá conduzir o objeto durante 300 metros cada uma. A pira olímpica será acesa durante a cerimônia de abertura, no dia 27 de julho.