Ex-porteiro, campeão mundial tenta se livrar de macarrão com salsicha antes da Olimpíada

Alexandre Sinato

Do UOL, em São Paulo

  • Adrian Dennis/AFP

    Mauro Vinícius, o Duda, sofreu grave lesão no joelho em 2011 e achou que não saltaria mais

    Mauro Vinícius, o Duda, sofreu grave lesão no joelho em 2011 e achou que não saltaria mais

Campeão mundial indoor do salto em distância e garantido na Olimpíada de Londres, Mauro Vinícius da Silva tem 1,83 m, é forte, rápido, mas muito magro: pesa apenas 69 kg.

O porte físico faz a equipe do atleta adotar uma preparação específica para preservar seus músculos. O problema é que, para piorar, ele se alimenta mal. Com poucas variações, seus almoços se restringem ao macarrão com molho vermelho e salsicha picada.

“Minha mãe hoje trabalha como cabeleireira, então eu mesmo faço meu almoço. E vou sempre no mais fácil. Faço macarrão com molho vermelho e salsicha piscada, além de salada. Já tenho um estoque de macarrão em casa”, contou Mauro Vinícius, um pouco sem jeito, depois de ouvir seu técnico dar um puxão de orelha por culpa de seu trabalho.

“Ele praticamente só possui massa magra, nada de gordura. E ele não cuida bem da parte alimentar. Então vamos trabalhar isso e fazer uma preparação com ciclos curtos. Ele disputará o Troféu Brasil, em junho, depois terá uma semana de recuperação e só chegará ao pico da sua forma física na Olimpíada, após três semanas de treino intenso. Ele estará mais forte e mais rápido”, projetou o treinador Aristides Junqueira.

PRIMO DE THIAGUINHO, MAURO SE ARRISCA NO CAVAQUINHO

Mauro Vinícius não é o primeiro famoso da família. O saltador é primo de Thiaguinho, ex-vocalista do Exaltasamba e hoje trilhando carreira solo. E Thiaguinho fez questão de exaltar o feito do primo atleta no último sábado, via Twitter.

“Meu primo Mauro Silva, pra nós, DUDA, é campeão mundial de salto! To muito feliz!!!! Deus te abençoe, mlk!!! É, ourooooooo!!!! Caraca... To emocionadíssimo! Difícil imaginar que esse Neguinho seria o melhor do mundo”, escreveu.

Mauro diz que já foi a shows do primo e que se arrisca no samba. “Tento tocar cavaquinho, mas não sou profissional. Gosto de samba e de pagode, mas o meu negócio é saltar.”

No sábado, quando Mauro ganhou o ouro, Thiaguinho festejava seu aniversário. “Conseguir dar o ouro de presente para ele. A gente sempre se encontrava nas festas de fim de ano, porque a agenda do Thiaguinho era muito cheia. Todo dia ele tinha compromisso com o Exaltasamba.”

De março até julho, quando começa a Olimpíada, Mauro Vinícius, o Duda, terá que seguir à risca as recomendações da nutricionista de seu clube, o BM&F Atletismo. “Acho que vou precisar de umas aulas de culinária.”

Aos 25 anos, Mauro Vinícius era desconhecido do grande público até o último fim de semana, quando saltou 8,23 m na final e conquistou o ouro no Mundial indoor de Istambul. Nas eliminatórias, ele atingiu 8,28 m e quebrou o recorde brasileiro. O projeto é saltar 8,50 m ainda neste ano. Se atingir tal marca na Olimpíada, a chance de uma medalha de ouro é grande. “Este ano ele conseguirá os 8,50 m”, cravou Aristides.

Mas se hoje Mauro Vinícius sonha com um lugar no pódio, há um ano ele estava desiludido e não sabia sequer se voltaria a saltar. Tudo por culpa do rompimento do ligamento cruzado do joelho direito ao levantar um peso com a perna esticada.

“Fiz a cirurgia no dia 4 de fevereiro de 2011 e achei que não ia mais saltar. O fisioterapeuta precisava pegar na minha mão para me ajudar a andar no começo, mas tive uma recuperação em tempo recorde”, relembra. Sete meses depois do procedimento, ele saltou 8,27 m e assegurou sua vaga na Olimpíada de Londres, a segunda de sua carreira (foi mal em Pequim-2008).

Com o título mundial indoor e a experiência de já ter vivido uma Olimpíada, Mauro Vinícius não esconde seu otimismo. “Ainda tenho algumas etapas a cumprir até a Olimpíada, mas, se eu conseguir chegar à final, brigarei por medalha. Já sei como funciona uma Olimpíada e o resultado no Mundial vai me dar mais confiança. Chegarei lá com chance de medalha.”

PORTEIRO, EMPACOTADOR, ENTREGADOR E EX-JOGADOR DE FUTEBOL

Aos 16 anos, depois de abandonar o sonho de ser jogador de futebol (ele treinou numa escolinha do São Paulo), Mauro Vinícius participou de um projeto que ajudava adolescentes em busca de vagas no mercado de trabalho.
 

Em pouco mais de um ano, desempenhou diferentes funções: foi porteiro, empacotador em supermercado e entregador de remédio de uma farmácia.

“Eu entregava remédio usando uma bicicleta em Presidente Prudente. Era um calor muito forte e eu usava uma calça escura, vermelha. Eu pedalava bastante, não era fácil. Também fui empacotador e porteiro em um edifício durante oito meses”, recorda.

 

UOL Cursos Online

Todos os cursos