Isinbayeva fatura o ouro no Mundial indoor, mas falha ao tentar novo recorde

Do UOL, em São Paulo

  • Kai Pfaffenbach/Reuters

    Yelena Isinbayeva salta 4,80 m para conquistar o ouro no salto com vara do Mundial indoor

    Yelena Isinbayeva salta 4,80 m para conquistar o ouro no salto com vara do Mundial indoor

No último dia do Mundial de atletismo indor em Istambul, na Turquia, as atenções estavam voltadas para Yelena Isinbayeva, que teve a chance de quebrar o recorde mundial do salto com vara mais uma vez. Mas ela teve que se contentar “apenas” com a medalha de ouro.

Isinbayeva saltou 4,80 m, o que foi suficiente para assegurar-lhe o título de campeã mundial indoor, que até então pertencia à brasileira Fabiana Murer, vencedora na última edição, em Doha-2010.

Recordista mundial indoor com a marca de 5,01 m conquistada no mês passado, Isinbayeva tentou saltar 5,02 m três vezes, mas errou em todas. Seria o 29º recorde mundial da russa, somando provas indoor e outdoor.

A russa negou estar esperando por um “tira-teima” com Fabiana Murer, que a superou no último Mundial indoor: “Não estou esperando por ninguém, não importa quem serão meus adversários, quero estar bem para competir”, disse ela ao canal Sportv.

“Ganhava tudo até 2009, e quando comecei a perder percebi o quanto importante era vencer”, completou a russa, que também decepcionou ao perder o título do Mundial de atletismo outdoor do ano passado.

Neste ano, Murer abdicou do Mundial indoor para focar a Olimpíada. Sem a brasileira, a maior ameaça a Isinbayeva foi a francesa Vanessa Boslak, que saltou 4,70 m. A britânica Holly Bleasdale ficou com o bronze. 

MUSA NÃO CONSEGUE AVANÇAR À FINAL

A brasileira Ana Claudia Lemos, já classificada para os Jogos Olímpicos de Londres, parou nas semifinais dos 60 m rasos do Mundial indoor. Com o tempo de 7s36, ela ficou em sexto lugar na sua série, vencida pela marfinense Murielle Ahoure, com 7s13.

"Esperava mais de mim, não foi um bom tempo. Apesar de ser meu primeiro mundial indoor, fiquei devendo. Agora é voltar ao Brasil e treinar para a Olimpíada. Não sei o que aconteceu, mas não fiz o que era esperado. Estava treinando bem, mas não acertei aqui", comentou a velocista ao canal Sportv.

HINO NACIONAL PARA A ÚNICA MEDALHA DO BRASIL

Domingo também foi dia de entrega de medalha ao brasileiro Mauro Vinícius da Silva, o Duda, campeão do salto em distância. Ele segurou o choro no pódio enquanto o Hino Nacional brasileiro era executado. Já classificado para Londres, Mauro venceu a final do Mundial indoor ao saltar duas vezes para 8,23 m, um dia depois de conseguir a melhor marca do ano, de 8,28 m. Até então, o último ouro do Brasil em Mundiais indoor era o de Fabiana Murer em 2010.

UOL Cursos Online

Todos os cursos