Brasileiro Mauro Vinícius é ouro no salto em distância do Mundial indoor

Do UOL, em São Paulo

  • Matt Dunham/AP

    Brasileiro Mauro Vinícius da Silva comemora a medalha de ouro no salto em distância

    Brasileiro Mauro Vinícius da Silva comemora a medalha de ouro no salto em distância

Mauro Vinícius da Silva conquistou neste sábado a primeira medalha para o Brasil no Mundial de atletismo indoor em Istambul, na Turquia, e foi logo de ouro. O paulista ficou em primeiro lugar no salto em distância com a marca de 8,23 m.

Nas eliminatórias do dia anterior, Mauro já havia registrado a melhor marca do ano com 8,28 m. Desta vez, mesmo saltando 24 centímetros antes do limite, o brasileiro assegurou a vitória. Ele empatou com segundo colocado, o australiano Henry Frayne, mas ficou em primeiro por ter repetido a marca de 8,23 m na tentativa final.

"Sou campeão no meu primeiro Mundial. Ninguém me deixou comemorar aqui, era a final dos 60 m, mas todo mundo deve estar louco lá em Rio Preto. Tive calma, e deu certo. Senti que não peguei tábua, mas fiz de tudo para finalizar bem. Tenho que manter os pés no chão, porque meu objetivo está em Londres", declarou Mauro ao canal Sportv. Ele vai escutar o hino nacional no pódio no domingo.

“Até pegar no tranco demorei alguns saltos. Isso não pode acontecer em uma final olímpica”, alertou Mauro, que agora espera ser visto de maneira diferente pelos adversários: “Medo não sei, mas agora quem sabe um pouco mais de respeito”.

A conquista, no entanto, não chega a servir como parâmetro para os Jogos Olímpicos. Mauro já está classificado para Londres. Mas a elite do salto em distância prioriza competições outdoor. O australiano Mitchel Watt saltou 8,54 m no ano passado, e não esteve em Istambul. A melhor marca do brasileiro em locais abertos é de 8,27 m.

MUSA SALVA A MANHÃ DOS BRASILEIROS

O dia em Istambul começou com uma sequência de provas eliminatórias, e os brasileiros não foram bem. Keila Costa ficou em 11º no salto em distância e ficou fora da final. No salto triplo, Jefferson Sabino não passou de um décimo lugar e também se despediu.

Já a velocista Ana Claudia Lemos conseguiu a melhor marca de sua carreira nas eliminatórias dos 60 m rasos. Com 7s40, ela ficou em terceiro na sua bateria e se classificou para as semifinais na tarde de domingo.

RECORDE MUNDIAL NO HEPTATLO

Menos de 24 horas depois que a ucraniana Natallia Dobrynska quebrou o recorde mundial do pentatlo no Mundial indoor, o norte-americano Ashton Eaton repetiu o feito no heptatlo masculino. Com 6.645 pontos, ele superou a marca anterior, que era dele mesmo: 5.568 em fevereiro do ano passado.

?Se eu continuar treinando bem e melhorando minhas marcas, acho que terei uma boa temporada outdoor. Agora vou me preparar para a seletiva olímpica, que é bem disputada nos Estados Unidos?, declarou o campeão.

VELOCISTA JAMAICANO É SUPERADO

O norte-americano Justin Gatlin surpreendeu na final dos 60 m rasos e ficou com a medalha de ouro na prova mais rápida do Mundial indoor. Com 6s46, sua melhor marca do ano, ele superou o jamaicano Nesta Carter, que ficou em segundo com 6s54. O britânico Dwain Chambers defendia o título da competição, mas fez 6s60 e ficou com o bronze. O brasileiro Nilson André foi desclassificado ainda nas semifinais, ao ficar em sétimo na sua bateria, com o tempo de 6s93.

UOL Cursos Online

Todos os cursos