Brasileiro faz recorde do ano e palestina estreia no 1º dia do Mundial de atletismo

Do UOL, em São Paulo

O Mundial de atletismo indoor, em Istambul (Turquia), começou nesta sexta-feira com um brasileiro destacando-se como o melhor do ano no salto em distância.

Já classificado para os Jogos Olímpicos de Londres, Mauro Vinicius foi o destaque do primeiro de competições ao lado de Woroud Sawalha, que, coberta dos pés à cabeça, tornou-se a primeira palestina da história a competir no torneio. Confira os principais destaques do dia.

BRASILEIRO AVANÇA EM PRIMEIRO COM A MELHOR MARCA DO ANO

REUTERS/Pawel Kopczynski Mauro Vinicius fez sua estreia no Mundial e conseguiu uma marca importante. Com um salto de 8,28 m, ele alcançou a melhor marca indoor do mundo neste ano e, de quebra, passou à final em Istambul em primeiro lugar.

O feito do brasileiro, no entanto, deve ser contemporizado. Mauro Vinicius seria, com esse salto, o melhor do mundo em 2011, mas ainda estaria longe do recorde mundial indoor, de 8,79 m da lenda norte-americana Carl Lewis.

Além disso, as competições outdoor (em locais abertos) são a prioridade da elite do esporte mundial. O australiano Mitchel Watt, um dos favoritos ao ouro, saltou 8,54 m no ano passado, enquanto a melhor marca do brasileiro em locais abertos é 8,27 m.

PALESTINA QUEBRA BARREIRAS CORRENDO PELA 1ª VEZ NO MUNDIAL

Woroud Sawalha atraiu a atenção da imprensa mundial nesta sexta. Ela tornou-se a primeira mulher na história da Palestina a correr em um Mundial. A jovem de 20 anos, que já tem vaga garantida em Londres, correu toda vestida com o hijab, traje típico dos muçulmanos, cobrindo até os cabelos.

Seu resultado, porém, esteve longe da elite do esporte. Ela competiu nas eliminatórias dos 800 m e terminou quase 50 segundos atrás da sua rival mais próxima. Em entrevista ao Sportv, ela contou que nunca tinha corrido em uma pista profissional antes.
REUTERS/Murad Sezer

RECORDE MUNDIAL QUEBRADO NO PENTATLO POR UMA UCRANIANA

AFP PHOTO / ADRIAN DENNIS Coube à ucraniana Natalia Dobrynska uma das primeiras medalhas do Mundial indoor de atletismo. De quebra, ela ainda beliscou um recorde mundial. A bela conquistou a medalha de ouro no pentatlo, competição que reúne cinco das principais modalidades femininas do atletismo.

Atual campeã olímpica, ela somou 5.013 pontos, pouco a mais que os 4.991 da soviética Irina Belova, dona da marca anterior, anotada há mais de 20 anos. A britânica Jessica Ennis, atual campeã mundial outdoor e grande rival de Dobrynska, ficou em segundo lugar, com 4.965 pontos.

NORTE-AMERICANA ESTILOSA NÃO PASSA DAS ELIMINATÓRIAS

O visual cheio de tatuagens e com o cabelo raspado não deixa Inika McPherson passar despercebida. A norte-americana de 25 anos já teve o cabelo comprido, usou um moicano à la Neymar e um alargador na orelha. Nesta sexta, nada adiantou. Ela não conseguiu acertar nenhuma tentativa nas eliminatórias do salto em altura, sua especialidade, e foi eliminada, aos prantos. AP Photo/Matt Dunham

UOL Cursos Online

Todos os cursos