Hugo Parisi carimba o passaporte olímpico; Brasil tem 150 classificados para os Jogos de Londres

Do UOL, em São Paulo

  • Andy Rain/EFE

    Hugo Parisi Salta na Copa do Mundo de Londres; ele se classificou para Olimpíada na plataforma de 10 m

    Hugo Parisi Salta na Copa do Mundo de Londres; ele se classificou para Olimpíada na plataforma de 10 m

Chegou hoje a 150 o número de esportistas brasileiros classificados para a Olimpíada de Londres. Em Pequim-2008, a delegação brasileira contou com 277 esportistas.

Nesta sexta-feira, na capital inglesa, que abriga a Copa do Mundo de saltos ornamentais, competição que também é classificatória para os Jogos, Hugo Parisi classificou-se para as semifinais na plataforma de 10 metros (foi o 14º, e 18 avançavam) e assegurou mais uma vaga para o Brasil no maior evento esportivo do planeta, a partir de 27 de julho.

Será a terceira Olimpíada na carreira do esportista de 27 anos; ele esteve em Atenas-2004 e Pequim-2008.

“O Hugo saltou muito bem e mereceu a vaga. Ele vem trabalhando duro e agora está recebendo a recompensa do seu esforço. Neste ano nosso objetivo é chegar a uma inédita final olímpica, e vejo que estamos no caminho certo”, disse Ricardo Moreira, treinador de Parisi.

Apesar de a vaga nos Jogos ser do país, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) já adiantou que aqueles que conseguirem o resultado na seletiva londrina serão os representantes brasileiros na Olimpíada na Inglaterra.

Desse modo, estão garantidos Hugo Parisi e Cesar Castro, que foi semifinalista no trampolim de 3 metros (ficou com a 14ª colocação geral na Copa do Mundo de Londres).

As semifinais e a final do trampolim de 10 metros serão neste sábado. O veterano Cassius Duran, 32, o outro brasileiro que participou das eliminatórias, terminou somente na 37ª posição (de um total de 42 na prova). Ele tem uma última chance de tentar a classificação olímpica no domingo, dia das repescagens na Copa do Mundo.

Na mesma situação de Cassius estão Andressa Mendes, de apenas 14 anos, na plataforma de 10 metros, e Juliana Veloso, 31, no trampolim de 3 metros. De acordo com a CBDA, ainda há vagas em aberto devido ao regulamento olímpico, que estabelece um número máximo de esportistas por país em cada prova.

UOL Cursos Online

Todos os cursos