Comitê Britânico impõe aos atletas "lei da mordaça" e proíbe até uso de piercings
Do UOL, em São Paulo
-
Kirsty Wigglesworth/AP
Atletas britânicos como Tom Daley (saltos ornamentais) terão de seguir regras para participar da Olimpíada
O Comitê Olímpico Britânico vai apresentar a cada um dos 560 atletas do país-sede dos Jogos de 2012 um livro de regras de 34 páginas que deverá ser assinado sob pena de exclusão da Olimpíada.
O documento, segundo o jornal britânico Telegraph, contém orientações que vão do uso de drogas a tatuagens políticas, e os atletas que não seguirem as regras serão punidos com multa ou até mesmo a exclusão da equipe.
O QUE ESTÁ PROIBIDO
Criticar colegas |
Denegrir patrocinadores |
Vender ou modificar itens do uniforme |
Portar medalhas e uniformes em coletivas de imprensa não realizadas pelos organizadores |
Participar de apostas |
Ausentar-se da festa do Comitê no dia 14 de agosto |
De acordo com as regras, os atletas estão proibidos de, por exemplo, criticar colegas, durante e após os Jogos, ou de “denegrir” patrocinadores, mesmo aqueles que tenham se envolvido em polêmicas.
Outra medida inclui o dirieto de usar imagem e assinaturas dos esportistas de graça e por tempo indeterminado. Também estão vetados o uso de piercing e cortes de cabelo ou tatuagens de apelo "comercial" ou "político".
O documento diz também que os atletas poderão ser indicados no futuro para o Hall da Fama Olímpico, numa indicação de que a associação planeja criar um salão de estilo norte-americano, e que pode ser "físico ou virtual", segundo o jornal.
Além disso, o correio britânico pagará 10 mil libras (R$ 26,9 mil) para cada medalhista de ouro pelo uso de imagem em selos.