Mano convoca e prevê problemas na inclusão dos maiores de 23 anos na Olimpíada
Pedro Ivo Almeida
Do UOL, no Rio de Janeiro
-
Julio Cesar Guimarães/UOL
Neymar e Ganso são dois dos sete atletas com idade olímpica convocados por Mano nesta terça
O técnico Mano Menezes fez nesta terça-feira a primeira convocação de 2012 da seleção brasileira e, como já era esperado, chamou poucos jogadores com idade olímpica (abaixo de 23 anos). Dos 23 jogadores nomeados pelo treinador, apenas sete têm condições de disputar os Jogos de Londres.
MANO MANTÉM RONALDINHO GAÚCHO
-
O técnico Mano Menezes anunciou nesta terça-feira no Rio de Janeiro a lista de convocados para o primeiro amistoso da seleção brasileira em 2012, contra a Bósnia Herzegovina, no fim deste mês, na Suíça. Dessa forma, o treinador mantém Ronaldinho no grupo, mesmo com o começo de temporada irregular da estrela do Flamengo. O santista Paulo Henrique Ganso também volta a aparecer como opção entre os meias convocados.
"Da primeira vez que convoquei o Ronaldinho, me perguntaram se era uma coisa de momento ou se fazia parte de um projeto. Estou me mantendo coerente com aquilo que disse. Eu fui muito cobrado recentemente nos balanços finais sobre a manutenção de uma base, e eu disse que a próxima etapa iria brindar isso. Não posso ficar trocando a todo momento por causa de um momento ruim. A fase agora exige um período melhor. As coisas serão mais estáveis", afirmou Mano, ao justificar a convocação do veterano.
Na entrevista coletiva seguinte à convocação, Mano afirmou que ainda é cedo para escolher os convocados olímpicos e admitiu que a decisão final sairá em cima da hora. A Olimpíada será disputada entre 27 de julho e 12 de agosto deste ano.
“A convocação para a Olimpíada vai sair um pouco depois, então não vou fazer antecipação por respeito aos jogadores que querem estar na Olimpíada e lutam por essa condição”, explicou Mano, que disse que, ainda assim, já está observando os atletas.
"Mesmo que eles não tenham atuado em algumas situações, treinaram com a gente, vimos o tipo de comportamento que têm, as atitudes, a disciplina, o comprometimento, e você vai selecionando os jogadores que farão parte, na reta final, da preparação para a Olimpíada."
O técnico explicou que os primeiros amistosos do ano serão destinados à preparação da seleção principal, enquanto que o time olímpico terá atenção apenas dois meses antes dos Jogos de Londres.
“Vamos fazer um percentual de preparação nos amistosos de maio e junho, nos Estados Unidos, e depois teremos uma preparação maior que contará com uma apresentação no dia 9 de julho, aqui no Brasil, e vai culminar em dois amistosos já em Londres para alcançarmos o entrosamento de equipe que precisa ter”, detalhou o comandante.
Ainda sobre a Olimpíada, Mano admitiu que ainda não sabe se ele e sua comissão técnica convocarão três jogadores acima de 23 anos, permissão feita pelo regulamento olímpico.
O treinador reconheceu que essa decisão envolve uma negociação maior, já que os clubes não têm obrigação de liberar seus atletas por não se tratar de um torneio organizado pela Fifa.
"Em relação aos jogadores acima de 23 anos, ainda não temos essa posição, vamos tomá-la mais pra frente, até porque exige uma negociação mais ampla, já que são jogadores consagrados e podem ser de fora. E vocês sabem, não há exigência da Fifa para liberação", concluiu Mano Menezes.