Michael Phelps, 8 ouros em Pequim-2008, revela que há um ano dorme em câmara hipobárica

Das agências internacionais

Em Nova York (EUA)

O nadador norte-americano Michael Phelps, dono de 16 medalhas olímpicas (14 de ouro e duas de bronze), declarou que há um ano dorme em uma câmara hipobárica, “a 8.000 pés toda noite”, como forma de melhorar sua preparação para a Olimpíada de Londres.

Oito mil pés equivalem a uma altura de aproximadamente 2.440 metros. “É algo que ajuda na minha recuperação”, frisou o supercampeão olímpico. “É muito importante para mim, agora que estou ficando velho, pois não me recupero tão rápido quanto antigamente".

Phelps afirmou que o quarto em que dorme assemelha-se a um aquário: “Imagine uma cama com uma redoma ao seu redor. É um pouco estranho, mas é bom”.

O nadador só tem uma reclamação. “A pior coisa é tentar ver TV. É como assistir através de Plexiglas [tipo de material similar ao plástico]. Fica embaçado”.

Phelps se prepara para sua última Olímpíada. Em Atenas-2004, foram seis ouros e dois bronzes; em Pequim-2008, oito ouros. O norte-americano é quem mais medalhas de ouro tem na história dos Jogos.

Em Londres-2012, um de seus desafios será se tornar o maior medalhista na soma total de comendas. A ex-ginasta russa Larisa Latynina, em três edições (Melbourne-1956, Roma-1960 e Tóquio-1964), faturou 18 medalhas (nove ouros, cinco pratas e quatro bronzes).

UOL Cursos Online

Todos os cursos