Financial Times diz que queda de prédios no Rio levanta dúvidas sobre Copa e Olimpíada

Do UOL, em São Paulo

  • Juca Varella/Folhapress

    Equipes de resgate trabalham no local onde desabaram três prédios no Rio de Janeiro, nesta semana

    Equipes de resgate trabalham no local onde desabaram três prédios no Rio de Janeiro, nesta semana

O desmoronamento de três prédios no centro do Rio de Janeiro repercutiu no noticiário internacional. O jornal inglês Financial Times publicou um artigo em seu site afirmando que o acidente levanta dúvidas sobre a capacidade do Brasil para a organização da Copa e da Olimpíada.

“O colapso de três prédios no centro do Rio de Janeiro levanta questões sobre a infraestrutura da cidade e sua preparação para sediar a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016”, diz o texto, assinado por Jonathan Wheatley.

O artigo afirma ainda que, enquanto o estádio do Maracanã está sendo reconstruído para a Copa, outros edifícios com mesmo tempo de construção estão sem manutenção. Muitos desses edifícios serão usados por visitantes que virão ao Brasil para os megaeventos.

Jonathan Wheatley também cita outros desastres ocorridos no Rio de Janeiro nos últimos anos como justificativa para a desconfiança a respeito da cidade. A explosão de um restaurante em outubro e as enchentes deste verão são lembrados no texto, por exemplo.

Para o autor, tudo isso aponta que não há soluções rápidas para os problemas estruturais das metrópoles brasileiras. “Não importa o quanto tenha sido conquistado, nem quão grande seja o potencial do Brasil, ele ainda precisa lidar com uma pesada herança de seu passado.”             

UOL Cursos Online

Todos os cursos