Com namorada na Vila Olímpica, esperança do boxe nacional diz que evitará encontros íntimos

Bruno Freitas

Do UOL, em São Paulo

  • Bruno Freitas/UOL

    Campeão mundial, Everton Lopes é uma das esperanças do boxe brasileiro na Olimpíada de Londres

    Campeão mundial, Everton Lopes é uma das esperanças do boxe brasileiro na Olimpíada de Londres

O baiano Everton Lopes deve viajar a Londres como principal esperança do boxe brasileiro nos Jogos Olímpicos. Para honrar este status, o atual campeão mundial dos médio-ligeiros (até 64 kg) promete foco total na competição, mesmo com a namorada que pouco vê se hospedando no mesmo local.

Everton namora a porto-riquenha Kiria Tapia, atual campeã pan-americana de boxe na categoria até 60 kg. Os dois pugilistas mantêm a paixão acesa mesmo com a barreira de morarem em países diferentes e planejam o casamento para o futuro. No entanto, durante os Jogos de Londres, cada "metade da laranja" ficará em seu canto na Vila Olímpica, diz o brasileiro.

Ao contrário do colega Pedro Lima, brasileiro campeão pan-americano em 2007, Everton Lopes diz não ser exatamente um adepto do jejum de sexo antes de competições importantes. Mesmo assim, o atleta de 23 anos assegura que os encontros com Kiria em Londres serão moderados, em razão do foco esportivo da dupla.

"É cada um de um lado, ela lá e eu cá. Ela treinando com a equipe de Porto Rico, e eu com o Brasil. Temos que separar também, o treinamento é diferente. Temos que separar as coisas. Não dá para passar o tempo todo junto", afirma.

Atual campeã pan-americana, Kiria é destaque do boxe em Porto Rico - Reprodução

Em 2011, Everton Lopes foi para o Pan de Guadalajara com a reputação de favorito, em razão do título mundial conquistado semanas antes. No entanto, o brasileiro não conseguiu repetir o êxito, saindo com o bronze. O baiano diz ter lidado com críticas de que teria fracassado em razão da atenção concedida à namorada.

EVERTON LOPES QUASE FOI "MENINO DA VILA", MAS MÃE NÃO DEIXOU

Antes de chegar ao boxe, Everton Lopes teve infância e adolescência difíceis em um bairro pobre de Salvador. O menino brigão se envolveu em muitas confusões nas ruas e escapou do caminho das drogas, que levou muitos de seus conhecidos. "Tinha uma tia que dizia: 'Esse vai ser marginal'."

Na meninice, a paixão do atual campeão mundial dos médios-ligeiros era o futebol. Everton Lopes treinava sério e chegou a ser convidado para mudar para Santos, para reforçar a ilustre categoria de base conhecida como "Meninos da Vila".

"Treinando, acabei me destacando. Fui para uma reunião, era menino, não entendia nada. Minha mãe foi, viu a história. O pessoal queria me trazer para Santos. Mas eu era muito novo, minha mãe não deixou. Meu pai brigou com ela, porque ele tinha o sonho de eu ser jogador. Mas Deus dá um dom e me deu o dom de boxe. Estou aí e sou campeão mundial", relata, revisitando o passado.

O baiano decidiu pelo caminho do boxe em 2004, aos 16 anos, ao ver um combate do pesado amador Washington Silva na televisão. Meses depois já treinava em São Paulo junto com seu ídolo, que posteriormente se tornou seu principal incentivador.

Em Salvador, Everton acabou também chegando às mãos do técnico Luiz Dórea, famoso por treinar o campeão do mundo Acelino "Popó" Freitas e a nova estrela do UFC Junior Cigano.

 

Hoje, às portas de sua segunda Olímpiada, o namorado de Kiria Tapia diz que vislumbra virar profissional, mas apenas depois de disputar os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

"Julgaram que eu não fui campeão por causa dela. Deus não dá tudo para as pessoas, dá aos poucos. Só porque estava andando com a menina, poxa. A gente vive longe, tenho que dar atenção para a minha esposa, é lógico. Mas não perdi a medalha por isso. São coisas que a gente supera", diz Everton, em tom de mágoa.

Se por um acaso o passatempo romântico desconcentrou o brasileiro de alguma forma, o mesmo não se pode dizer da porto-riquenha. A atleta de 21 anos brilhou na disputa em Guadalajara e ficou com o ouro ao derrotar a pugilista da casa Erika Cruz.

A namorada de Everton ainda não tem vaga garantida em Londres, mas brigará para estar próxima do futuro marido através de uma seletiva, em que é uma das favoritas.  

BAIANO USA RITUAL DE ESCREVER "CAMPEÃO" PELO QUARTO

Everton Lopes leva na cabeça a meta de ser medalha de ouro em Londres-2012 e diz que repetirá um ritual que deu sorte para a disputa do Mundial do Azerbaijão, no ano passado.

Nos meses que antecederam a disputa, com desfecho na final contra ucraniano Denis Berinchyc, o pugilista encontrava o doping motivacional para ser vencedor dentro do alojamento da seleção. 

"Eu deitava e pensava: 'Pô, eu posso'. Eu e o Esquiva [Florentino, outro pugilista classificado para Londres] dividimos o quarto. Ele botava no quarto mensagens escritas: ‘Vou ser campeão mundial’. Escreveu em meia dúzia de paredes. A gente acordava e lia. Funcionou como motivação para mim e para ele. Não tinha como a gente acordar e não ver o papel", declara Everton.

"Eu já fui campeão e eu tenho capacidade para isso. O boxe é uma caixinha de surpresa. Mas, se você for atrás, você consegue. Por incrível que pareça, falei isso ontem para ele [Esquiva]. Deu sorte, temos que começar a escrever que vamos ser campeões olímpicos. Ele já está para fazer as letrinhas lá. Quando entrar no quarto, vou ler 'vou ser campeão olímpico'. Já fica na memória", acrescenta o médio-ligeiro. 

UOL Cursos Online

Todos os cursos