Governo do RJ quer privatizar Maracanã para Rio-2016; piscina pode virar estacionamento

Vinicius Konchinski

Do UOL, em São Paulo

  • Vanderlei Almeida/AFP

    Governo acha que reforma do estádio para Copa do Mundo de 2014 deixará administração "difícil"

    Governo acha que reforma do estádio para Copa do Mundo de 2014 deixará administração "difícil"

O governo do Rio de Janeiro pretende privatizar o Maracanã para os Jogos Olímpicos de 2016. Um edital solicitando propostas para a concessão da administração do estádio e de todo seu complexo esportivo foi publicado nesta sexta-feira no Diário Oficial do Estado e já contém exigências para a Olimpíada do Rio, daqui a quatro anos.

O governo fluminense exige, por exemplo, que o futuro administrador do complexo mantenha disponível duas quadras do ginásio do Maracanãzinho para o aquecimento de atletas nos Jogos. Essas quadras, inclusive, têm que cumprir todas as especificações do COI (Comitê Olímpico Internacional), segundo o edital.

O documento determina também que as empresas ou pessoas físicas interessadas em administrar o Maracanã incluam em sua proposta um projeto de construção de um estacionamento com espaço para pelo menos 2.000 carros na área do complexo esportivo. Para isso, o governo abre a possibilidade para que o administrador da área ponha abaixo a pista de atletismo Célio de Barros e o parque aquático Júlio Delamare e os construa em um outro terreno, a no máximo 5 km de distância do estádio.

Outra exigência é a reforma do Maracanãzinho para que o ginásio possa receber grandes shows e eventos musicais. A manutenção dos direitos sobre as cadeiras cativas do estádio e de uso das tribunas de honra por autoridades também tem que ser garantida.

O pontapé inicial para a concessão do Maracanã foi dado na última terça-feira, em uma reunião do conselho do Programa Estadual de Parcerias Público-Privadas do Rio de Janeiro, que conta com membros do governo estadual. A ideia vem ganhando força justamente enquanto o governo fluminense investe R$ 931 milhões (segundo o orçamento atual) na reforma do estádio para a Copa do Mundo de 2014.

O edital para concessão do estádio, inclusive, cita essas reformas como uma das justificativas para a privatização. No documento, o governo informa que tem feito vários investimentos no Maracanã. Com isso, a arena ganhará equipamentos de última geração e acredita-se que a operação deles pela administração direta estadual será “difícil”.

De acordo com o edital, companhias ou pessoas físicas interessadas em assumir o controle do Maracanã têm que manifestar seu interesse por escrito ao governo do Rio de Janeiro até o final deste mês. Depois disso, elas terão dois meses para elaborar estudos que cumpram todos os requisitos do edital sobre a concessão.

O edital informa que o governo não está obrigado a conceder a administração do estádio aos que se propuserem a assumi-la. O documento também não traz uma previsão de data sobre quando o governo se manifestará sobre as propostas.

UOL Cursos Online

Todos os cursos