Handebol protesta contra mudança no nome de arena olímpica para Caixa de Cobre
Da Reuters
Em Londres (ING)
-
Ben Stansall/AFP
A arena olímpica de handebol, alvo de polêmica após a decisão que mudou seu nome para Caixa de Cobre
A alteração no nome de uma das arenas que abrigarão competições na Olimpíada de Londres causou uma saia justa entre os organizadores dos Jogos e o comando da federação britânica de handebol.
Nesta semana, anunciou-se que a Arena de Handebol passará a se chamar Caixa de Cobre, em referência ao material (boa parte dele reciclado) de que é feita a estrutura do ginásio, dando-lhe uma aparência externa bastante peculiar.
“Merecemos que todo nosso esforço em desenvolver o handebol no país seja reconhecido pelas autoridades, que não devem dar à arena um nome genérico”, disse Paul Goodwin, diretor-executivo da federação. “Manter o esporte no nome da arena é importante para nós.”
Muito popular em muitos países da Europa, o handebol não conta com grande apreço na Grã-Bretanha (tanto que a nação anfitriã só atuará na Olimpíada por ter recebido convite), e a federação luta para lhe dar mais visibilidade.
Nos Jogos de Londres, a Caixa de Cobre será sede de jogos de handebol (até a fase semifinal) e dos duelos de esgrima na disputa do pentatlo moderno. Também será utilizada na Paralimpíada. Sua capacidade é para 7 mil torcedores.