Olimpíada de Londres está entre os principais pontos do terror em 2012, aponta BBC
Do UOL Esporte
Em São Paulo
-
Phil Major/AP Photo
Helicóptero sobrevoa a região do Estádio Olímpico de Londres em teste de segurança para a Olimpíada
-
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE A OLIMPÍADA
A Olimpíada de Londres é um dos mais prováveis alvos de ataques terroristas neste ano.
A rede de TV britânica BBC, após levantamento feito pelo jornalista Frank Gardner, seu correspondente de segurança, divulgou uma lista com os locais considerados críticos nessa área em 2012.
Os Jogos Olímpicos estão na relação, que inclui, por motivos variados, o Afeganistão, o Paquistão, o Irã, o Iraque, a Nigéria e o norte da África, entre outros. Todos estão na lista dos "pontos quentes" do terror.
Autoridades britânicas já informaram que a Olimpíada londrina terá "a maior operação de segurança já vista no país desde a Segunda Guerra Mundial".
Serão aproximadamente 13,5 mil militares trabalhando, haverá um navio da marinha com heliporto ancorado perto do Estádio Olímpico, e caças e mísseis estarão de prontidão para o caso de uma ameaça terrorista. Considera-se que essa ameaça à Olimpíada, que começa no dia 27 de julho, esteja hoje no segundo grau mais alto em uma escala que vai de um a cinco.
Além das regiões conflituosas e do principal evento esportivo do ano, são considerados alvos, pela BBC, computadores de instituições governamentais e organizações comerciais. Nesse caso, os ataques seriam cibernéticos, incluindo: espionagem comercial e tentativa de acessar informações militares confidenciais. Em relação ao cidadão comum, o alerta fica por conta das crescentes tentativas de roubo de informações de cartões de crédito.