Atletismo brasileiro já define 7 nomes em Londres; Maurren e Murer estão garantidas

Do UOL Esporte

Em São Paulo

  • Luiz Pires/VIPCOMM

    Murer e Maggi são as duas grandes estrelas do atletismo brasileiro atualmente

    Murer e Maggi são as duas grandes estrelas do atletismo brasileiro atualmente

A Confederação Brasileira de Atletismo definiu nesta semana o critério de convocação para as Olimpíadas de Londres, em 2012. E sete nomes já estão garantidos, entre eles a atual campeã olímpica do salto em distância, Maurren Maggi. Fabiana Murer, atual campeã mundial do salto com vara, também já carimbou seu passaporte.

Segundo as condições exigidas pela CBAt, também estão em Londres-2012 Bruno Lins Tenório, nos 200 m rasos, Mauro Vinicius da Silva, do salto em distância, Fábio Gomes, do salto com vara, Ana Claudia Lemos, nos 200 m rasos, e Marílson Gomes dos Santos, na maratona.

Em reunião do Conselho Técnico da CBAt, ficou definido que, exceção feita à maratona e à marcha, os brasileiros que terminaram a temporada de 2011 entre os dez melhores do ranking da IAAF em suas provas garantiram presença em Londres, desde que tenham alcançado ao menos o índice B da IAAF. No caso dos brasileiros, todos alcançaram o índice A, segundo a CBAt.

Na maratona e na marcha atlética de 50 km, além de conquistar o índice da IAAF, o atleta também precisou figurar entre os 30 melhores do ranking mundial feito pela federação internacional.

O Brasil pode levar, no máximo, três atletas por prova. As demais vagas serão definidas entre 1º de janeiro e 1º de julho de 2012, período no qual os atletas precisarão obter índice exigido pela CBAt. O índice é a média dos últimos 12º colocados nos Mundias de 2009 (Berlim), Daegu (2011) e nas Olimpíadas de Pequim (2008).

UOL Cursos Online

Todos os cursos