Rio 2016 lança marca dos Jogos Paralímpicos em festa na Lagoa
Do UOL Esporte
Em São Paulo
-
AP Photo/Felipe Dana
Logo dos Jogos Paralímpicos de 2016 e a árvore de natal da Lagoa Rodrigo de Freitas
A marca dos Jogos Paralímpicos de 2016 foi lançada neste sábado, durante a festa de inauguração da tradicional árvore de natal da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. Como o dos Jogos Olímpicos, o logo paralímpico foi mostrado em três dimensões, mudando de forma dependendo do ângulo do observador.
Nos documentos impressos, o símbolo lembra um V, da palavra vitória, estilizado. A marca em escultura, dependendo do ângulo de visão, lembra um coração. O dos Jogos Olímpicos mostram três pessoas de braços dados. “Para mim, a marca representa o coração de um atleta e, como nossos atletas são o coração do Movimento Paralímpico, ela é simplesmente perfeita em destacar o que nós somos. Cada vez que olho para a marca percebo algo novo; nunca é a mesma coisa quando olho novamente. Falamos muito no Movimento Paralímpico sobre espírito em movimento e essa marca representa isso perfeitamente”, disse o presidente do Comitê Paralímpico Internacional, Sir Philip Craven.
O desenvolvimento da marca ficou a cargo da Tátil Design de Ideias, a mesma que fez o símbolo olímpico de 2016. A empresa venceu processo de seleção de cinco meses, que contou com a participação de 139 agências nacionais, para desenhar a marca dos Jogos Olímpicos e o Comitê Paralímpico optou por usar o mesmo fornecedor.