Nadador paraolímpico conta como ataque de tubarão branco mudou sua vida
O nadador sul-africano Achmat Hassiem, que perdeu um perna em um ataque de tubarão em 2006, disse à BBC que está treinando para ganhar uma medalha nos Jogos Paraolímpicos em Londres e que o ataque, que mudou sua vida, também trouxe compensações.
"Coisas boas aconteceram comigo desde então. Hoje, sou um atleta paraolímpico!", disse.
Ele irá competir nas provas de 100 metros borboleta e nos 100 e 400 metros livres.
"Eu sou um dos três melhores do mundo nas minhas competições. O que mais posso querer?", afirmou.
A perna do atleta foi arrancada por um tubarão na praia de Muizenburg, perto da Cidade do Cabo, quando Hassiem, que era salva-vidas, afastou o animal de seu irmão Taariq.
'Som do osso quebrando'
"Um tubarão branco de 4,5 metros chegou perto da praia e estava indo em direção a meu irmão. E é trabalho do irmão mais velho cuidar do mais novo", disse o nadador.
Hassiem, que tinha 24 anos na época, disse que começou a "bater" na água até que o tubarão se aproximou dele, permitindo que Taariq, que tinha 17 anos, fosse salvo.
"Eu disse aos outros salva-vidas que tirassem meu irmão da água. Ficamos só eu e o tubarão e, quando dei por mim, ele agarrou a parte inferior da minha perna direita, me sacudiu e me puxou 50 metros para dentro da água".
Ele disse que lutou com o animal até ouvir "o som do meu osso quebrando". "Quando me libertei, nadei imediatamente para a superfície. A coisa mais importante era a vida do meu irmão. Perder uma perna não é nada", afirmou.
Ele disse estar ansioso pelos Jogos Paraolímpicos de Londres 2012, que começam na próxima semana.
"Eu participei dos Jogos de Pequim. Quando saí da piscina, escutar a torcida das pessoas fez meus olhos se encherem d'água. Já posso imaginar como será Londres", diz.