Comitê Rio-2016 vai usar o Carnaval para 'bombar' a Olimpíada este ano
A maior festa popular do país terá neste ano alguns traços olímpicos, ao menos no Rio de Janeiro. Faltando menos de seis meses para a Olimpíada, o Comitê Organizador Rio-2016 resolveu usar o Carnaval para ‘bombar’ os Jogos de 2016. Assim, preparou ações para que, durante a folia na capital fluminense, cariocas e turistas se lembrem que, daqui a 181 dias, a Cidade Maravilhosa receberá o maior evento esportivo do mundo. Confira:
Escola de samba olímpica
A mais importante ação do Comitê Organizador Rio-2016 no Carnaval está programada para 22h do domingo. Neste horário, a escola de samba União da Ilha inicia seu desfile no Sambódromo do Rio. Após conversas como o comitê e a prefeitura, a agremiação do Grupo Especial terá como enredo os Jogos Olímpicos.
O desfile da União da Ilha vai saudar a chegada do olimpismo ao Rio. Exaltará as características da cidade e sua capacidade de ser um cenário inesquecível para a primeira Olimpíada da já realizada na América do Sul. “Os Jogos vão começar / Já somos todos irmãos”, diz o samba da escola. “Os deuses querem ficar / E todo mundo cai no samba”.
Tom e Vinicius, dupla de mascotes da Rio-2016, estarão no primeiro carro da escola. Dois ex-atletas e hoje integrantes do comitê organizador confirmaram participação no desfile da União da Ilha: Ricardo Prado, prata na natação em Los Angeles-1984 e hoje diretor de Esporte do comitê, e Giovane Gávio, ouro no vôlei em Barcelona-1992 e Atenas-2004 e hoje gerente da modalidade no Rio-2016.
Além deles, atletas do COB (Comitê Olímpico do Brasil) devem desfilar pela União da Ilha. Todos vão cruzar a avenida Marques de Sapucaí com uniformes do Time Brasil para divulgar a marca e a Olimpíada em si.
Uniformizados na rua
Fora do sambódromo, o Comitê Rio-2016 também conta com foliões para divulgação da Olimpíada de 2016 durante os desfiles dos blocos. Desde o pré-Carnaval, funcionários do órgão têm brincado o Carnaval de rua carioca em grupos e com camisetas com o logotipo oficial dos Jogos Olímpicos do Rio.
As saídas em blocos cariocas não chegam a ser organizadas pelo Comitê Rio-2016, mas têm o apoio da diretoria da entidade. Vale lembrar ainda que, no ano olímpico, vários blocos do Rio já desfilaram ou desfilarão inspirando-se na Olimpíada.
Bloco da Rio-2016
O próprio Comitê Rio-2016 organizou um bloco de Carnaval com funcionários. O “Atocha e não pira” reuniu-se no final de janeiro, na quadra da escola de samba Estácio de Sá, que fica perto do comitê.
A ideia inicial era que o bloco desfilasse por ruas do Estádio durante o pré-Carnaval. O grupo, porém, não conseguiu reunir um número mínimo de integrantes e, assim, não recebeu autorização da prefeitura para ir às ruas.