Vídeos

Rio-2016 preenche 25% das vagas e fará campanha por voluntários na abertura

Júlio César Guimarães/UOL
Maracanã receberá cerimônias de abertura e encerramento da Rio-2016 imagem: Júlio César Guimarães/UOL

Guilherme Costa

Do UOL, no Rio de Janeiro

A menos de sete meses do início, os Jogos Olímpicos de 2016, que serão realizados no Rio de Janeiro, ainda não conseguiram o número necessário de voluntários para as cerimônias de abertura e encerramento. O comitê organizador do evento precisa de 12 mil pessoas para trabalhar nas festas, mas selecionou apenas 3 mil até o momento – as audições começaram em novembro. Por causa disso, haverá uma campanha de mídia para fomento a novas inscrições.

Segundo o Comitê Rio-2016, os Jogos receberam 15 mil inscrições de voluntários para as cerimônias. No entanto, apenas 3 mil integrantes desse contingente foram aprovados nas audições.

A ideia do comitê é anunciar em março os 12 mil escolhidos para as cerimônias. A partir disso, o cronograma prevê início de ensaios técnicos de abertura e encerramento para os Jogos – os dois eventos serão realizados no Maracanã.

“A gente sempre separa pessoas que tenham habilidade para dança porque é preciso ter um monte de bailarinos, mas outros também terão de carregar a placa da delegação ou participar de uma parte mais teatral. Agora estamos tentando entender limitações e pontos fortes”, explicou Leonardo Caetano, diretor de cerimônias da Rio-2016, durante as audições.

Iniciadas na primeira semana de novembro, as audições foram realizadas diariamente – menos às terças-feiras – no Rio de Janeiro. Só houve seleções específicas para hip hop e street dance, além de skate e patins, mas o comitê questionou todos os inscritos sobre habilidades especiais. Como resposta, houve apresentações de ginástica artística, capoeira e kung fu, por exemplo.

“O papel desse tipo de audição é entender o que as pessoas podem desempenhar. Tem gente que tem limitação de movimento ou que não sabe dançar, mas pode ter um sorriso na cara ou um espírito legal”, disse Caetano.

As cerimônias estão entre os três setores que não foram afetados por cortes no comitê organizador dos Jogos – os outros são comunicação e esporte. Por enquanto, portanto, a diretoria da área trabalha com a versão originalmente aprovada do roteiro. “Estamos produzindo as cerimônias dos nossos sonhos”, relatou Caetano.

Topo