Vídeos

Atualizada em 18.12.2015 15h57

Após frustração, Cielo abandona primeira seletiva olímpica da natação

Satiro Sodré/ SSPress/CBDA
Cesar Cielo deixou a seletiva olímpica sem ter obtido nenhum índice para a Rio-2016 imagem: Satiro Sodré/ SSPress/CBDA

Guilherme Costa

Do UOL, em Palhoça (SC)

Acabou de forma melancólica a passagem de Cesar Cielo pela primeira seletiva olímpica da natação brasileira, em Palhoça (SC). Horas depois de ter sido apenas o 11º colocado na prova matutina dos 100m livre, o nadador de 28 anos desistiu de nadar a competição e deixou o hotel em que estava hospedado.

Cielo deixou Palhoça sem obter nenhum índice para a Rio-2016. Nadou apenas o revezamento 4x50m livre (21s44 com saída lançada) e os 100m livre (49s55, tempo quase um segundo pior do que os 48s58 que ele tinha de entrada na prova).

A despeito de a competição ter representado o retorno de Cielo às piscinas após um hiato para recuperação de uma lesão no ombro esquerdo, a decisão de abandonar a seletiva não aconteceu por motivos físicos. Em vez disso, foi uma reação ao desempenho aquém do esperado.

A saída precoce da seletiva olímpica corrobora uma temporada conturbada para Cielo. No dia 5 de agosto, após ter sido o sexto colocado nos 50m borboleta, o nadador brasileiro abandonou o Mundial de esportes aquáticos de Kazan (Rússia) antes de defender o tricampeonato dos 50m livre.

Na época, o abandono de Cielo teve a ver com uma inflamação no ombro esquerdo. O atleta ficou parado por dois meses para tratar o problema, e depois teve uma programação especial de treinos a fim de preservar a articulação.

As dez semanas de treino de Cielo até a seletiva olímpica deram atenção especial aos 100m, prova que a comissão técnica do nadador considera menos agressiva. Além disso, ele pretendia fazer tempo nessa distância para brigar por uma vaga no revezamento 4x100m dos Jogos de 2016.

No entanto, Cielo não chegou pronto à seletiva. Na quarta-feira, depois da participação no revezamento, o técnico Arilson Silva admitiu que o Open era um teste mais focado na articulação do que no desempenho.

O próprio Cielo reconheceu que estava aquém do ideal. Ainda assim, porém, ele ficou frustrado com o resultado no revezamento e ainda mais insatisfeito com o desempenho nos 100m livre. Nesta sexta-feira, apesar de ter evitado falar com jornalistas após a prova, o nadador não escondeu expressão de consternação.

Procurada, a assessoria de imprensa de Cielo confirmou que ele não vai nadar mais em Palhoça. Contudo, disse que o nadador preferiu não se pronunciar sobre os motivos da saída precoce.

O Open de Palhoça é a primeira seletiva da natação brasileira para os Jogos de 2016. Cielo ainda estava inscrito nos 50m livre, prova que seria disputada no sábado (19), e agora tem apenas uma chance de obter índice suficiente para competir no Rio de Janeiro: o troféu Maria Lenk, em abril, que será realizado no estádio aquático olímpico.

Topo