Wada coloca Brasil em "lista de alerta"; agência russa é descredenciada
O Brasil foi alertado pela Agência Mundial de Antidoping (Wada) depois de uma reunião do conselho da agência. O motivo seria irregularidades no cumprimento do Código Mundial por parte dos brasileiros.
Além do Brasil, Bélgica, Espanha, França, Grécia e México também foram alertados pela Wada. Apesar de divulgar os países, a agência não informou o motivo específico que atingiu cada um dos países.
Todas as nações que receberam o aviso da Wada têm até o próximo dia 18 de março para apresentar melhorias nestes pontos falhos. Caso isso não aconteça, elas podem seguir o mesmo passo da Rússia e ser descredenciadas.
A reunião não serviu apenas de alertas para algumas nações. Outras, como a Rússia, foram oficialmente descredenciadas pela Wada.
A Agência de Antidoping da Rússia foi suspensa por descumprimento de regras. A decisão, que teve apoio unânime do conselho da Wada se deu menos de duas semanas depois de uma comissão independente montada pela agência internacional antidoping ter descoberto diversas irregularidades e falhas sistemáticas.
Um laboratório de Moscou que processou sangue e urina de atletas russos para a federação de atletismo do país já havia perdido o registro e sofrido uma suspensão de seis meses.
Um comitê disciplinar da Wada foi apontado para examinar a possibilidade de uma suspensão mais longa ou de uma nova concessão de registro.
Andorra, Argentina, Bolívia, Israel e Ucrânia também perderam seus registros depois da reunião realizada nos EUA. Essas nações terão de fazer os testes de maneira independente agora e arcar com os custos.