Vídeos

Rússia descarta boicote ao Rio-2016 mesmo se time de atletismo for suspenso

Fabrice Coffrin/AFP
Ministro (foto) pede proteção da IAAF a atletas de 'consciência tranquila' imagem: Fabrice Coffrin/AFP

Do UOL, em São Paulo

O atletismo russo corre o risco de ser suspenso de competições em meio às denúncias de propina à Iaaf em casos de doping. Mesmo assim, autoridades do país descartam a possibilidade de um boicote da delegação aos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

Em declarações à agência Associated Press, Vitaly Mutko, ministro dos esportes da Rússia, garantiu a presença do país no Rio. “Não pretendemos boicotar nada em lugar nenhum. Somos contra a interferência política no esporte”, afirmou.

Mutko ainda pretende falar com Sebastian Coe, presidente da Iaaf, a respeito do possível afastamento de atletas russos. A entidade máxima do atletismo mundial deve decidir nesta sexta-feira a respeito do caso.

O ministro classificou a Rússia como “uma parceira fundamental do movimento olímpico internacional” e pediu para a Iaaf não punir o atletismo russo. “Trata-se de uma proteção aos atletas que têm a consciência tranquila”, declarou.

Em meio ao escândalo, o banco russo VTB anunciou nesta quinta-feira o fim de contrato de patrocínio à Iaaf. Entretanto a instituição negou que o fim da parceria tenha relação com os fatos divulgados nos últimos dias.

"O contrato expirou e não pretendemos renovar. Mas isso não tem nada a ver com o escândalo de doping, de maneira alguma", afirmou Vasily Titov, vice-presidente do banco à agencia de notícias Ria Novosti.

O VTB era um dos principais patrocinadores da Iaaf, ao lado de Adidas, Canon, Seiko, Sinopec, TDK e Toyota. O banco tinha contrato com a Iaaf desde 2006.

Topo