Vídeos

Ministro russo ataca sistema anti-doping de Londres-12: "pior que o nosso"

REUTERS/Maxim Shemetov
Ministro do Esporte da Rússia Vitaly Mutko rebateu acusações com ataques a Londres imagem: REUTERS/Maxim Shemetov

Do UOL, no Rio de Janeiro

O Ministro de Esportes da Rússia Vitaly Mutko atacou a Inglaterra nesta quarta-feira, diante de acusações de corrupção generalizada de autoridades do país para encobrimento de testes positivos para uso de doping. Mutko afirmou que o sistema inglês para descobrir atletas dopados é "pior" que o da Rússia e a mesma coisa que "zero", já que falhou nas tentativas de flagrar atletas do país durante as Olimpíadas de Londres, em 2012.

Em declarações à agência de notícias Interfax, o ministro foi enfático ao defender o trabalho da Agência Anti-Doping russa (Rusada) e atacou ao falar que ninguém foi flagrado em testes realizados nos Jogos em 2012: "então o sistema de vocês (Inglaterra) é como zero e até pior que o nosso".

O Kremlin já havia apontado as acusações de doping contra seus atletas como sem fundamentos, enquanto os chefes russos dos esportes e antidoping sugeriram que o furor internacional tinha todas as características de um "trabalho de ataque político".

Na segunda-feira, a Wada (Agência Mundial Antidoping, pela sigla em inglês) divulgou um relatório em que recomenda que a Rússia seja suspensa das competições da modalidade. A recomendação foi feita para a Iaaf (Federação Internacional de Associações de Atletismo), que já anunciou que abrirá processo para uma possível punição.

Segundo o relatório da agência, que aponta irregularidades de competidores da Rússia em exames antidoping, o esquema envolve cinco atletas, quatro técnicos e um médico.

Topo