Vídeos

Russos são suspensos pela IAAF e podem ficar fora de Olimpíada de 2016

Peter Macdiarmi/Getty Images
Reunião da IAAF foi encabeçaca por Sebastian Coe, presidente da entidade imagem: Peter Macdiarmi/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

A Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF, em inglês) decidiu, nesta sexta-feira, por 22 votos a 1, suspender a Rússia de competições oficiais. A decisão foi tomada durante encontro da entidade via teleconferência, diante das denúncias referentes a casos de doping de atletas do país encobertos pela ex-presidência da própria IAAF.

Segundo denúncias de promotores franceses, atletas russos - inclusive medalhistas olímpicos - teriam acobertados resultados positivos em exames antidoping. Para tal, as autoridades esportivas russas pagariam propinas a um grupo que incluiria o senegalês Lamine Diack, ex-presidente da IAAF.

A punição tem início imediato, mas sua duração ainda depende da defesa da Federação de Atletismo da Rússia (Araf). Desta forma, pode se prorrogar até a Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro.

No período da suspensão, os índices olímpicos que eventualmente forem conquistados por atletas russos serão desconsiderados pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) na classificação para os Jogos Olímpicos do Rio. Assim, a defesa russa precisa ser acatada antes de 11 de julho de 2016, data-limite da IAAF para a obtenção de índices olímpicos.

“Hoje, debatemos a questão da Araf e tomamos a decisão de suspendê-los provisoriamente, a mais dura sanção que podemos aplicar neste momento. Mas discutimos e concordamos que todo o sistema fracassou com os atletas – não apenas a Rússia, mas todo o mundo”, disse Sebastian Coe, presidente da IAAF.

O Conselho da entidade é formado por 27 membros – um presidente, quatro vice-presidentes, um tesoureiro, um representante de cada continente e 15 membros individuais. Mikhail Butov, presidente da Araf, ficou fora da votação após apresentar a posição da entidade de seu país.

A Araf ainda não tem data para oficializar sua defesa no caso. “Estmaos seguros de que a trapaça, em qualquer nível, não será tolerada. Para isso, a IAAF, a Wada (Agência Mundial Antidoping), os membros de federações e os atletas precisam olhar com mais atenção”, completou Coe.

Confira o comunicado da IAAF:

O Conselho da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) suspendeu, com efeito imediato, provisoriamente a Federação de Atletismo da Rússia (Araf) como membro da IAAF.

A decisão foi tomada hoje, no 201º Encontro do Conselho, que foi realizado via teleconferência e liderado de Londres pelo presidente da IAAF, Sebastian Coe.

Um total de 24 membros do Conselho participaram da reunião: 22 votaram a favor da sanção contra a Araf, que foi oficialmente informada da decisão do Conselho; um votou contra. O membro do Conselho que representa a Rússia não poderia votar.

Topo