! #SemanaOlímpica Fratus está em alta nos 50 m, e Rio-2016 já tem recorde - 09/11/2015 - UOL Olimpíadas

Vídeos

#SemanaOlímpica Fratus está em alta nos 50 m, e Rio-2016 já tem recorde

Do UOL, no Rio de Janeiro

Quer saber o que aconteceu de mais relevante no esporte olímpico entre os dias 2 e 7 de novembro?

1 - Fratus segue em boa fase nos 50m livre

O nadador ficou com a medalha de ouro nos 50m livre na Copa do Mundo de Dubai (EAU) com o tempo de 22s05, superando o sul-africano Chad Le Clos, que marcou 22s22. A terceira colocação ficou com o americano Anthony Earvin, com 22s27.

2- E o Parque Olímpico vai ganhando cada vez mais forma

Imagens divulgadas nesta semana pela prefeitura do Rio de Janeiro mostram o estágio avançado das obras nas instalações para 2016. O Parque Olímpico da Barra já está 92% concluído e a Vila dos Atletas já tem 97% de avanço. Em Deodoro, as quadras de hóquei já recebem grama sintética azul. O Centro Internacional de Transmissão também já foi entregue pela prefeitura.

3 - Santos Dumont ficará mesmo fechado para não atrapalhar velejadores

Quem for voar para o Rio entre os dias 8 e 18 de agosto provavelmente desembarcará no Galeão. Isso porque o Aeroporto Santos Dumont ficará fechado entre 12h40 e 17h10 para não atrapalhar as disputas da vela que acontecerão ali perto, na Baía de Guanabara.

4 - Água do Rio voltou a ser assunto. Desta vez por um bom motivo

A Federação Internacional de Remo (Fisa) aprovou a qualidade da água da Lagoa Rodrigo de Freitas em evento-teste realizado em agosto, afirmando que a incidência de casos de doença no local foi menor do que em campeonatos realizados em anos anteriores em outros lugares. A comissão médica da Fisa realizou pesquisa com as 54 federações nacionais que participaram do evento de agosto na Lagoa, onde irão acontecer as provas de remo nos Jogos do ano que vem.

5 - A Olimpíada nem começou e já tem o primeiro recorde à vista

Ao participar da prova de 50 quilômetros da marcha atlética no dia 19 de agosto de 2016, o espanhol Jesus Angel Garcia, de 46 anos, quebrará um recorde olímpico.  Ele será o primeiro homem com sete participações olímpicas no atletismo, igualando-se a Marlene Ottey. Ele foi confirmado na semana passada pela federação de seu país como integrante da seleção no Brasil. Garcia participa de todas as edições desde 1992, em Barcelona.

Streeter Lecka/Getty Images
imagem: Streeter Lecka/Getty Images

6- Atletismo vive momento delicado com prisão de ex-cartola

O ex-presidente da Federação Internacional de Atletismo (IAAF), o senegalês Lamine Diack, foi preso em Paris acusado de corrupção e lavagem de dinheiro em esquema que escondia resultados de exames de dopagem na modalidade. Diack - que deixou a entidade em agosto, após 16 anos à frente da entidade - teria recebido dinheiro para adiar sanções contra velocistas russos. Medalhistas olímpicos estariam entre os beneficiados. O combate ao doping é uma das principais bandeiras do atual presidente Sebastian Coe.

7 - Camila Brait, líbero da seleção brasileira de vôlei, tem dia de modelo

A líbero Camila Brait aproveitou seu perfil oficial na rede social Instagram para divulgar um trabalho como modelo. Ela fez fotos para o lançamento de uma coleção das marcas Salinas e Adidas.

 

Salinas e Adidas! Parceria top! Amei todas as roupas!! @adidasbrasil @salinasrio

Uma foto publicada por Camila Brait (@cbrait) em

8 - Alta velocidade olímpica

Marcus Vinícius D’Almeida (tiro com arco), Karina Lakerbai (esgrima), Larissa (vôlei de praia), Talita (vôlei de praia), Serginho (vôlei), Ângelo Assumpção (ginástica artística), Gabriel Moraes (remo), Mayra Aguiar (judô) e Yane Marques (pentatlo moderno) deram um tempo no sonho de estar na Rio-2016 e participaram de um desafio descontraído de kart em São Paulo na última quinta-feira (05). Marcus Vinícius, que fez dupla com Lucas Foresti (Stock Car), venceu a corrida.

Divulgação
imagem: Divulgação

9 - Brasileiros aparecem entre os melhores do mundo no polo aquático

Os brasileiros Felipe Perrone e Izabella Chiappini foram incluídos em uma votação dos melhores jogadores de polo aquático do planeta na temporada 2015. O processo feito pelo site Waterpoloworld.com tem 14 candidatos no masculino e 12 no feminino, com votação aberta, e vai até 31 de dezembro.

10 - Hipismo fica sem chefe no comando a dez meses da Olimpíada

Técnico-chefe da seleção brasileira de hipismo, o francês Jean Maurice-Bonneau deixou o Brasil por não chegar a um acordo com a Confederação Brasileira  da modalidade. Ele alega que teve o contrato rescindido por causa da crise financeira que atinge o pais e causou a desvalorização do real frente ao dólar. A Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) está atrás de um novo treinador.

11 - Campeão mundial de volta ao velho lar

Após deixar o Sesi-SP, Ana Marcela Cunha está de casa nova para se preparar para a Olimpíada de 2016. Na verdade, ela retorna à Unisanta, clube que defendeu entre as temporadas de 2007 e 2012. A baiana é a atual campeã mundial dos 25km da maratona aquática e forte candidata à medalha na prova de 10km no Rio de Janeiro.

12 - #DeuNoUOL Procurador do STJD ganha milhões com o basquete brasileiro

Procurador-geral do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), o advogado Paulo Schmitt venceu seis licitações consecutivas feitas pela CBB (Confederação Brasileira de Basquete) para assessoria jurídica em contratos com o Ministério do Esporte. Em todos os processos, derrotou as mesmas duas empresas.

Topo